domingo, 12 de janeiro de 2020

Documentário - The Coming War on China

The Coming War on China, do premiado jornalista John Pilger, revela o que as notícias não revelam – que a maior potência militar do mundo, os Estados Unidos, e a segunda potência económica do mundo, a China, ambas com armas nucleares, podem estar no o caminho para a guerra.

A guerra nuclear não é apenas imaginável, mas planejada. O maior acúmulo de forças militares da OTAN desde a Segunda Guerra Mundial está em andamento nas fronteiras ocidentais da Rússia. Do outro lado do mundo, a ascensão da China é vista em Washington como uma ameaça ao domínio americano.

Para combater isso, o presidente Obama anunciou um “pivô para a Ásia”, o que significava que quase dois terços de todas as forças navais dos EUA seriam transferidas para a Ásia e o Pacífico, suas armas apontadas para a China. Uma política que foi adotada por seu sucessor Donald Trump, que durante sua campanha eleitoral disse: “Não podemos continuar permitindo que a China estupre nosso país e é isso que eles estão fazendo”.

Filmado em cinco possíveis linhas de frente na Ásia e no Pacífico ao longo de dois anos, a história é contada em capítulos que conectam um passado secreto e 'esquecido' às ações vorazes de grandes potências hoje e a uma resistência, da qual pouco se sabe em o Oeste.

Críticas

Sem comentários: