The Coming War on China, do premiado jornalista John Pilger, revela o que as notícias não revelam - que a maior potência militar do mundo, os Estados Unidos, e a segunda potência económica do mundo, a China, ambas com armas nucleares, podem muito bem estar em o caminho para a guerra.
A guerra nuclear não é apenas imaginável, mas planejada. A maior concentração de forças militares da OTAN desde a Segunda Guerra Mundial está ocorrendo nas fronteiras ocidentais da Rússia. Do outro lado do mundo, a ascensão da China é vista em Washington como uma ameaça ao domínio americano.
Para combater isso, o presidente Obama anunciou um “pivô para a Ásia”, o que significava que quase dois terços de todas as forças navais dos EUA seriam transferidas para a Ásia e o Pacífico, com suas armas apontadas para a China. Uma política que foi adotada por seu sucessor, Donald Trump, que durante sua campanha eleitoral disse: “Não podemos continuar permitindo que a China estupre nosso país e é isso que eles estão fazendo”.
Filmado em cinco possíveis linhas de frente na Ásia e no Pacífico ao longo de dois anos, a história é contada em capítulos que conectam um passado secreto e "esquecido" às ações gananciosas de uma grande potência hoje e a uma resistência, da qual pouco se sabe em o Oeste.
Sem comentários:
Enviar um comentário