quinta-feira, 19 de outubro de 2006

Dossiê Resistir à Publicidade e Consumismo Consciente

ATENÇÃO © Copyleft - É permitida a partilha do dossiê exclusivamente para fins não comerciais e desde que o autor e o BioTerra sejam citados.



«Um produto pouco publicitado pode muito provavelmente ser melhor do que outro muito publicitado. A sistemática instigação ao consumo leva a um desgaste de matérias-primas muito para além do indispensável. Sempre que se adquira um produto, deve-se pensar que as matérias-primas não são eternas e que o seu gasto contribui para o seu esgotamento. Prefira os produtos que têm evidentes possibilidades de maior durabilidade.

Quando é impelido a comprar, o consumidor deve pensar que, regra geral, esse impulso pode ter sido criado artificialmente, e que não corresponde a uma verdadeira necessidade. Deve tentar encontrar a verdadeira razão que o leva a comprar, não se deixando iludir pelas que aparentemente o justificam.

O engodo é quase sempre baseado em motivos de interesse frívolo, únicos que interessam a um sistema que existe para produzir e vender.»

Excertos da obra: CAUTELA, Afonso (1974) - A Estratégia das Eco-tácticas: Greve Geral à Sociedade de Consumo. Paço de Arcos: Edições Frente Ecológica. Extractos do Código de Publicidade
DECO

Caçadores de Publicidade
Adbusters
Consome até morrer (ES)
Dívida Ecológica

Contra a ideologia do desporto competitivo
Grupo contra o horror desportivo (FR)

Desligue a televisão
Desligue a TV
Kill Your TV/Turn Off TV
Realidade sem a TV(FR)

Os perigos dos telemóveis
Robin des Toits
Tetra Watch

ONG || Sites

Leituras || Artigos

Documentários

Investigadores || Pensadores

Blogues
Consumerismo
Green as a Thistle
Observatório do Rótulo
Prazo de Validade

NOVA ATENÇÃO © COPYRIGHT-  Ao partilhar, agradeço atempadamente a indicação do autor e do meu blogue Bioterra. Estes dossiês resultam de um apurado trabalho de pesquisa, selecção de qualidade e organização.

Sem comentários: