quinta-feira, 19 de outubro de 2006

Dossier Resistir à Publicidade e Consumismo Consciente

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«Um produto pouco publicitado pode muito provavelmente ser melhor do que outro muito publicitado. A sistemática instigação ao consumo leva a um desgaste de matérias-primas muito para além do indispensável. Sempre que se adquira umproduto, deve-se pensar que as matérias-primas não são eternas e que o seu gasto contribui para o seu esgotamento. Prefira os produtos que têm evidentes possibilidades de maior durabilidade.
...
Quando é impelido a comprar, o consumidor deve pensar que, regra geral, esse impulso pode ter sido criado artificialmente, e que não corresponde a uma verdadeira necessidade. Deve tentar encontrar a verdadeira razão que o leva a comprar, não se deixando iludir pelas que aparentemente o justificam.
...
O engodo é quase sempre baseado em motivos de interesse frívolo, únicos que interessam a um sistema que existe para produzir e vender.»

Excertos da obra: CAUTELA, Afonso (1974) A Estratégia das Eco-tácticas: Greve Geral à Sociedadede Consumo. Paço de Arcos: Edições Frente Ecológica.

Extractos do Código de Publicidade

Consumo Consciente
Akatu - Consumo Consciente
DECO
Environmental Working Group (EWG)
Instituto do Consumidor
Fundacion Eroski (Es)

Sem Compras* Anti-Consumo
Billboard Liberation
Consumer Monster
Corporate Watch
Guerriglia Marketing
Killer Coke
McPotLight
Propaganda Remix
Stop Shopping Roadshow
Dia Sem Compras e Eco Natal

Caçadores de publicidade
Casseurs de Pub
Brigadas anti-pub
Blog anti-pub
Consome até morrer(es)
Dívida Ecológica

Contra a ideologia do desporto competitivo
Grupo contra o horror desportivo(fr)

Desligue a televisão
Desligue a TV
Kill Your TV/Turn Off TV
Realidade sem a TV(fr)

Os perigos dos telemóveis
Robin des toits
Tetra watch

Leituras/ Artigos
Thoreau versus Consumismo

ELivros
EWG consumer guides

Documentários
Consume Hasta Morir
Consumo de Crianças
Sobrevivendo ao Progresso
Stupidity
Supermarket Secrets
The Merchants of Cool
The True Cost of Food

Investigadores
Naomi Klein
Richard Wilk
Thoreau

Blogues
Consumerismo
Observatório do Rótulo
Prazo de Validade

NOVA ATENÇÃO © COPYRIGHT-  Ao partilhar, agradeço atempadamente a indicação do autor e do meu blogue Bioterra. Estes dossiês resultam de um apurado trabalho de pesquisa, selecção de qualidade e organização.

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