Philippe Janin (1959- ). França- "Paisagem" |
"Somos ricos, muitíssimos mais ricos do que cremos. Ricos pelo que possuímos agora; ainda mais ricos pelo que podemos conseguir com os instrumentos atuais; infinitamente mais ricos pelo que poderíamos obter de nosso solo, de nossa ciência e de nossa habilidade técnica, caso se aplicassem a procurar o bem estar de todos”.- Priotr Kropotkin, in "A Conquista do Pão" (1892)
Piotr Alexeyevich Kropotkin foi um geógrafo, economista, cientista político, sociólogo, zoólogo, historiador, filósofo e ativista político russo, um dos principais pensadores do anarquismo no fim do século XIX, considerado também o fundador da vertente anarco-comunista.
Philippe Janin concluiu os seus estudos em Grenoble para conseguir o Diploma de Arquiteto. Oscilou então entre estas duas paixões antes de se dedicar exclusivamente à pintura em 1989. Pintor figurativo de inspiração provençal, Philippe Janin construiu o seu estilo combinando exigências rigorosas no estabelecimento, no desenho da obra e na exigência técnica na aplicação de materiais e pastas coloridas.
O princípio é dominar a técnica para libertar a mente dos obstáculos materiais e ter essa espontaneidade e instinto neste mais sensual eles encontram seu lugar e expressão natural. Daí a primazia do trabalho.
Nada de intelectual nesta pesquisa e é simplesmente alcançar a emoção.
Sem comentários:
Enviar um comentário