quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Entrevista a Leonardo Boff, muito recente


Maravilhosa a mais recente entrevista a Leonardo Boff. Para além de falar do seu último livro “O Casamento Entre O Céu e a Terra, Contos dos Povos Indígenas do Brasil”, é notório o seu elevado conhecimento enciclopédico de vários pedagogos e educadores ambientais. Além disso, continua firme na sua teoria de uma ecologia integral, mais universal que o próprio Laudato si' e como gostaria de um Vaticano menos conservador.
Em "O casamento entre o Céu e a Terra", o professor, teólogo, filósofo, escritor e grande defensor dos Direitos Humanos Leonardo Boff reúne histórias, relatos e mitos originários dos indígenas do Brasil. Recolhidas ao longo dos anos e vindas de diversas etnias, essas narrativas são prova da inestimável contribuição desses povos para a cultura no Brasil e não só. Cada uma delas é capaz de nos conectar à sabedoria ancestral desses povos e somá-la, enfim, à nossa sabedoria contemporânea.
O teólogo ainda fala sobre o que nós temos que aprender com os indígenas. “Eles são os nossos mestres e doutores na relação com a natureza, pede licença para entrar, se derruba uma árvore faz o rito de desculpa, porque diz vou ter que fazer um remo, uma porta, e planta outras duas. Nós perdemos essa intimidade e desrespeitamos a natureza”, diz Leonardo.

Sem comentários: