A Rússia tem sofrido um declínio contínuo na taxa de natalidade. Supostamente o índice atingiu níveis não vistos desde o início do século XIX, de acordo com o The Moscow Times.
A Rússia vem enfrentando um problema de redução populacional há várias décadas, mas a guerra em curso na Ucrânia parece ter piorado drasticamente a situação.
Os homens russos enfrentam altas taxas de mortalidade enquanto lutam na Ucrânia ou são forçados a fugir para evitar o recrutamento, informa a Newsweek. De qualquer forma, a paternidade não é uma de suas prioridades.
O renomeado demógrafo Alexei Raksha, segundo o The Moscow Times, afirma que apenas entre 293.000 e 294.000 crianças nasceram na Rússia no primeiro trimestre de 2025, sendo fevereiro de 2025 o pior mês em mais de 200 anos.
Entre fevereiro de 2024 e fevereiro de 2025, houve uma queda de 7,6% nos nascimentos, com apenas cerca de 90.500 registados.
“Vivemos no maior país do mundo. E nossos números estão a diminuir a cada ano. E isso só pode ser resolvido aumentando a taxa média de natalidade”, declarou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, citado pela Newsweek.
O jornal britânico The Guardian escreve que, em 2024, o governo russo estava discutindo a possibilidade de proibir a “propaganda” que glamoriza um estilo de vida sem crianças.
O The Moscow Times especula que, se a atual tendência nacional de nascimentos e mortes continuar, a população da Rússia poderá acabar diminuindo meio milhão de pessoas a cada ano.
Estudo Russia in Decline
Em 2010, as Nações Unidas informaram que, por cada 100 mulheres no mundo, existiam 102 homens. Em geral, as populações costumam estar distribuídas uniformemente, sendo que os homens ocupam geralmente apenas uma ligeira vantagem. Na Rússia, porém, as mulheres superam largamente os homens: em 2023, verificou-se que, por cada 100 mulheres russas, havia menos de 87 homens russos. Qual é a causa desta enorme discrepância que parece desafiar a norma global? São vários os fatores que contribuem para esta proporção assimétrica e preocupante. Fonte: From Superpower to Shrinking Nation: Is Russia Doomed to Decline?
Por causa dele têm morrido gerações de jovens russos por causa da guerra da Ucrânia e dos seus caprichos e é preciso uma lata para pedir isto à sua população que tem tantas dificuldades económicas.
Curioso em saber se os filhos dos seus ministros e militares de alta patente também estão na frente de combate.
Sem comentários:
Enviar um comentário