sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Documentário - Os Doze (The Twelve, por Le Ciel Foundation, 2019)


Versão Original (English version) here aqui


Doze líderes espirituais de povos indígenas de várias partes do mundo e de sabedorias ancestrais juntaram-se em novembro de 2017 na sede da ONU em Nova Iorque. Este filme dá-lhes a oportunidade de dizerem a sua verdade e de deixar o mundo saber, para o benefício de todos. É também um filme marcante porque salienta como as tradições de sabedoria podem ser uma fonte incrível de inspiração e soluções para nós e para a nossa sociedade moderna. 

Cada um dos doze anciãos partilha uma sabedoria e um conhecimento há muito esquecidos da nossa ligação eterna e complexa com a Natureza e com toda a humanidade, lembrando-nos o que significa ser humano e como viver em harmonia uns com os outros e com a Natureza.

Este filme traz-nos muitas informações importantes. Que no fundo, se condensam numa única e mesma mensagem, profunda e simples; apenas a forma de expressão é diferente - Fazer a Paz com a Mãe Natureza.

Também é interessante a palestra de Perguntas e Respostas aos realizadores deste bonito documentário.

Um guião de entrevista também está disponível em Português.

Na poeira da politiquice da IKEA, dos Andrés Venturas desta vida, do António Costa, do Marcelo R. Sousa, do Miguel Albuquerque, Tranquada Gomes, Paulo Cafôfo, etc...não me dizem nada. O respeito pela Mãe Terra e a sabedoria dos anciãos é o meu enfoque.

Visite o site Le Ciel Foundation e inspire-se. 

Sem comentários: