O "greenwashing" é uma ameaça para um mundo positivo para a natureza, por basear-se numa publicidade enganadora ou ilusória do contributo ambiental de uma entidade.
Segundo o estudo, da Universidade de Queensland, o “greenwashing” é uma ameaça para um mundo positivo para a natureza, por ser uma publicidade enganosa ou ilusória, difundida por uma entidade para apresentar uma imagem pública ambientalmente responsável.
Eleanor Milner-Gulland, professora da Universidade de Oxford, Reino Unido, diz citada no estudo que espera que o público não se deixe enganar e que analise sempre as mensagens.
Tal como acontece com o termo “net zero”, sobre neutralidade carbónica, em breve “começaremos a ver as empresas às quais compramos e os governos em que votamos a afirmar que estão a ser, a fazer ou a contribuir para uma natureza positiva”, dizem os investigadores.
E acrescentam que são precisas normas, para que seja claro o que é informação enganosa, e que haja transparência, para que os consumidores e eleitores distingam “greenwashing” de esforços genuínos de mudança para um mundo “positivo para a natureza”.
Os investigadores explicam que o conceito de natureza positiva se define como o que descreve um planeta onde o declínio ambiental é travado e a natureza melhora, (o conceito de net zero aplicado à biodiversidade).
Martine Maron, da Universidade de Queensland e que liderou o estudo, afirma que a natureza positiva é essencial para travar a atual situação de extinção em massa no mundo. E diz que muitos países e mesmo empresas estão a apoiar o conceito.
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