sábado, 21 de maio de 2022

Petição: Criação do Dia Nacional dos Jardins

Para: Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da República


PETIÇÃO

CRIAÇÃO DO DIA NACIONAL DOS JARDINS / 25 de maio

(dia de nascimento do arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles)

Esta petição tem como objetivo atingir o número de subscritores indispensável para ser discutida formalmente na Assembleia da República.

O objetivo final é a institucionalização do Dia Nacional dos Jardins para o dia 25 de maio.

Escolhemos esta data por ser na primavera, mas, principalmente, por ser o dia de nascimento do arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles, recentemente falecido.

Encaramos esta petição e a criação do Dia Nacional dos Jardins como uma justa e merecida homenagem a uma pessoa a quem o País muito deve em termos de ideias inovadoras, obras ambientais de referência e boas práticas inspiradoras.

Gonçalo Ribeiro Telles foi um arquiteto paisagista de eleição, premiado nacional e internacionalmente, um pensador visionário, um político generoso e empenhado e um cidadão exemplar.

Devemos-lhe, entre outras coisas, o ter-nos mostrado que as cidades e as vilas são tanto mais humanas quanto mais verdes e sustentáveis forem.

Devemos-lhe, ainda, o ter-nos ensinado que as cidades e as vilas não devem excluir-se da Natureza que as circunda, mas, pelo contrário, incluir a Natureza dentro delas de forma contínua e harmoniosa.

Finalmente, devemos-lhe a ideia generosa de uma Natureza com pessoas dentro e de cidades e vilas com a Natureza dentro do seu coração e das suas artérias verdes.

Pensamos que o jardim é uma metáfora feliz de tudo o que o arquiteto nos ensinou.

Os jardins são uma síntese com a marca da contemporaneidade.

Uma síntese da cidade e do campo, do urbano e do bucólico, da ordem geométrica das árvores e sebes desenhadas e da irreverência surpreendente das flores campestres.

Os jardins são, também, lugares de encontros.

Um encontro entre a vivência adulta e urbana e as recordações de infância no campo, um lugar de encontro entre o namorado e a namorada (ou o namorado e o namorado, ou a namorada e a namorada), um encontro entre os mais velhos e as crianças, entre os avós e os netos.

Os jardins são os lugares na cidade onde os animais se sentem em casa e os lugares que muitas aves escolhem para fazer a sua casa.

Por tudo isto, gostaríamos que fosse criado o Dia Nacional dos Jardins.

Sonhamos com um dia especial, em que os idosos saiam dos lares e de suas casas para apanhar sol e conversar entre si.

Um dia especial, em que as crianças mais novas vão passar a manhã a brincar à apanhada, a andar de baloiço ou a jogar à bola.

Um dia especial, em que as aulas sejam dadas ao ar livre, nos jardins das escolas e nos jardins e parques das vilas e cidades.

Os heróis não pertencem, apenas, ao nosso passado como País e Povo.

O arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles, esse generoso e paciente jardineiro do Reino da Natureza é, seguramente, um dos heróis do nosso tempo.

Assine a petição para que, no próximo dia 25 de maio de 2022, data do centenário do nascimento do arquiteto, possamos todos homenageá-lo passando grande parte desse dia, felizes e sem máscara, num dos locais que ele mais prezava: os jardins.

Assine a petição!

Turma 10.º L da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, de Portimão.

Sem comentários: