sexta-feira, 22 de abril de 2022

Saúde Única- One Health





Texto de Cristina Seabra Ferreira (com minhas adaptações)

Não sei se a rádio, TV e jornais falaram no assunto, mas hoje, 7 de Abril, as Nações Unidas, através da OMS - Organização Mundial de Saúde, assinalam o Dia Mundial da Saúde - e convidam-nos a pensar na Saúde Única do Planeta sem a qual não existe Saúde Humana.
Para termos saúde precisamos de:
  • Ar limpo, segurança alimentar e água potável
  • Economias focadas na saúde e no bem-estar
  • Cidades com boas condições de habitabilidade
  • Cidadãos com controlo sobre a sua saúde e sobre a saúde do planeta
Utopia ainda...mas...
Sem saúde ambiental e sem saúde animal (espécies domésticas e espécies selvagens) não há saúde humana nem bem-estar.
Por isso emergiu o conceito de Saúde Única - Para Todos os Seres Vivos.
A saúde pública será um desafio cada vez maior, num planeta onde a explosão demográfica é uma realidade (basta pensar nos países mais pobres, da Ásia e África e América do Sul), quando esgotos não tratados correm a céu aberto em muitos lugares do mundo, onde a poluição, a acumulação de lixo e resíduos crescem nas ruas, nos países de maior densidade demográfica, quando plástico é queimado a céu aberto ou descartado nos rios e oceanos.

É um desafio devido à destruição contínua das florestas tropicais, facto que está na origem de novas pandemias que surgem no século XXI, a um ritmo mais acelerado que no século XX, e de forma imprevisível. 

É um desafio porque as alterações climáticas e aquecimento global trazem novos desafios, porque as agressões aos habitats naturais são diárias, desde as zonas costeiras e oceanos, aos territórios das nossas "pacatas" aldeias, cada vez mais urbanizadas. Os problemas surgem mais rapidamente do que as respostas, que tardam.

Em África, a poluição do ar e as infeções relacionadas com a poluição do ar, já matam mais do que a fome, a subnutrição e a falta de água potável.

Vejam as imagens. Não devemos ignorar o que acontece à nossa volta. Todos nós podemos contribuir (ou não) para melhorar a saúde pública mediante as nossas escolhas e comportamentos.

Vídeo da Organização Mundial de Saúde: O nosso planeta, a nossa saúde - Dia Mundial da Saúde 2022.

Saber mais
One Health (Wiki- muito bom)
CDC (pleno de recursos e links)
Campanha da OMS "Our Planet, Our Health"

Sem comentários: