Uma análise feita pela InfluenceMap mostrou que o Facebook, ainda maior rede social do mundo, está falhando nas fiscalização e prevenção de desinformação em sua plataforma e permitindo a disseminação de informações falsas patrocinadas pela indústria de petróleo e gás. O levantamento analisou dados dos EUA em 2020, durante a campanha presidencial norte-americana: de acordo com o estudo, houve um aumento na publicidade da ExxonMobil e de outras empresas fósseis no Facebook com o objetivo de moldar o debate político sobre políticas para lidar com a mudança do clima
Nas peças disseminadas, essas empresas abandonaram o negacionismo clássico e tentaram empurrar uma narrativa na qual o petróleo e o gás não são parte do problema climático, e sim de sua “solução”. O relatório descobriu que 25 empresas gastaram pelo menos US$ 9,5 milhões em mais de 25 mil anúncios no Facebook, que foram vistos mais de 431 milhões de vezes. O auge dos gastos aconteceu em julho de 2020, logo após o então candidato presidencial Joe Biden apresentar seu plano de ação climática.
“A indústria está usando uma série de táticas de mensagens que são muito mais sutis do que as declarações diretas de negação [da crise climática]”, explicou o relatório. “Algumas das táticas mais significativas encontradas incluíram vincular o uso de petróleo e gás à manutenção de uma alta qualidade de vida, promover o gás fóssil como verde e divulgar as ações voluntárias tomadas pela indústria sobre mudança do clima”.
ClimaInfo, 12 de agosto de 2021.
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