Será que a sociedade portuguesa reconhece a excelência da investigação científica produzida em Portugal? Não basta produzir conhecimento científico de elevada qualidade, para que este seja reconhecido pelo público como tal. Partindo deste pressuposto, reafirmo a importância da divulgação científica, como forma de legitimação do conhecimento científico no seio da sociedade.
É importante analisar os processos de produção e difusão do conhecimento científico.
Quem são os nossos cientistas? O que fazem? O que pensam sobre a ciência que criam? Como a comunicam? Como a difundem?
A definição da ciência e o seu desenvolvimento institucional condicionam a prática da divulgação da ciência e a sua compreensão pelo público (Canavarro, José Manuel, 1999). Cada vez mais é necessário perceber o que é a ciência, quem a faz, como é concebida, quem a valida (Caraça, João, 1997).
O interesse do público pela ciência depende das práticas de comunicação dos cientistas e das imagens sobre ciência, que são veiculadas pelos mediadores da comunicação científica (Gonçalves, Maria Eduarda (org.), 2003).
Os resultados dos dois Inquéritos à Cultura Científica dos Portugueses, realizados em 1997 e 2000, sugerem que o conhecimento científico dos portugueses é inferior à média das populações de outros países europeus. Para João Caraça a ciência legitima-se através do conhecimento público. Segundo Bauer e Gaskel (Correia Jesuíno, Jorge e Diego, Carmen, 2003) os peritos influenciam a circulação do conhecimento científico e tecnológico nas sociedades contemporâneas.
De 28 a 30 de junho de 2021 realiza-se o Encontro Ciência 2021 com um programa que incluirá 26 sessões temáticas em paralelo, que revelam parcerias internacionais de universidades, empresas e outras entidades nacionais. Esta quarta-feira ocorre na nossa faculdade mais um Encontro de Comunicação em Ciências, dedicado aos desafios e oportunidades para as crianças e jovens e também começa o Congresso SciComPT 2021, que se prolonga até dia 25 de junho, com duas sessões plenárias, duas sessões de debate, 78 comunicações orais, dez debates/oficinas e 49 demonstrações.
Certamente que nestes acontecimentos a ciência emerge e subsiste a partir da comunicação, permitindo uma adequada visão do mundo.
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