quarta-feira, 5 de maio de 2021

5 de Maio- Dia Mundial da Língua Portuguesa


O secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, CPLP, escreveu uma mensagem para a ONU News pela ocasião do dia 5 de maio, o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Francisco Ribeiro Telles agradeceu a todos os falantes da língua e exaltou sua importância.
O Dia Internacional da Língua Portuguesa é comemorado anualmente em 5 de Maio entre os países lusófonos.

Esta data celebra a importância cultural e histórica da língua portuguesa para toda a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP)

As redes externas do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., em particular as redes de Coordenação de Ensino e de Centros Culturais, irão assinalar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, nomeadamente através da realização de atividades com recursos digitais.

Neste âmbito, está prevista a realização de um conjunto de atividades em diversos países, em 2023.

Durante esta data, os países que formam a CPLP promovem eventos especiais na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.

Origem do Dia da Língua Portuguesa
Esta data foi criada a partir de uma resolução da XIV Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, em 20 de julho de 2009, em Cabo Verde.
O Dia Mundial da Língua Portuguesa comemora-se a 5 de maio, tendo sido celebrado, pela primeira vez, em 2020, após consagração pela UNESCO em novembro de 2019.

Vídeos do Dia Mundial da Língua Portuguesa
Lista de reprodução completa no Youtube

Dados sobre a Língua Portuguesa (PDF, 2023)

Documentos
  1. Dia Mundial da Língua Portuguesa coloca na agenda global a promoção do português | Ministério dos Negócios Estrangeiros DESCARREGAR
  2. Dia Mundial da Língua Portuguesa - Dados sobre a Língua Portuguesa (2022) | Camões, Instituto da Cooperação e da Língua  DESCARREGAR
  3. Proclamação do Dia Mundial da Língua Portuguesa [en] - Unesco, novembro de 2019 
  4. DESCARREGAR
  5. Resolução sobre a Instituição do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP - CPLP, 20 de julho de 2009 DESCARREGAR

Sem comentários: