sábado, 20 de março de 2021

Mapa permite ouvir os sons das florestas ao redor do mundo


Fonte: Mochileiros.com 16/10/2020

Um dos mapas interativos mais interessantes que a gente já encontrou na internet é aquele que permite escutar as línguas e sotaques do mundo (aqui) e agora há a opção para quem deseja relaxar ou se surpreender ouvindo outra língua: a dos animais na floresta.
Aqui você pode conferir (até o momento) mais de 600 sons, de cantos de pássaros à respiração lenta de uma preguiça, de mais de 60 países.
O mapa é iniciativa de uma organização artística do Reino Unido, a Wild Rumpus que convidou usuários de todo o mundo a enviarem os sons de florestas próximas para que outras pessoas no mundo todo pudessem ter acesso a eles.
A Wild Rumpus, colabora com a National Forest do Reino Unido na realização do Timber Festival, que ocorre anualmente em julho, mas neste ano teve que ser cancelado por causa da pandemia.

Ao Lonely Planet, a codiretora da organização, Sarah Bird disse que assim que perceberam que o evento não iria acontecer, começaram a criar um projeto sensorial que fosse o mais democrático e aberto ao maior número de pessoas possível, “algo que poderia criar conexões viscerais e emocionais das pessoas com a natureza”.
Segundo Bird, o mapa também serve como um arquivo de ecossistemas que estão sendo rapidamente transformados pela mudança climática. “Está bem documentado que o tempo passado na natureza pode ajudar a diminuir a frequência cardíaca e melhorar o bem-estar. Se não podemos ficar na floresta, isso parece a segunda melhor coisa”, comentou.
Brasil

Até a publicação deste post, as colaborações enviadas do Brasil eram apenas duas: uma da região do Rio Jaguari, no Estado de São Paulo e outra do Mirante Gaio, na região de Flores da Cunha, no Rio Grande do Sul.
Como não é preciso ter nenhum equipamento especial para captar os sons, talvez você consiga também ouvir a respiração ou algum som humano nas colaborações.
Se você está perto de algum lugar de natureza e deseja colaborar acesse o mapa no https://timberfestival.org.uk/soundsoftheforest-soundmap/ e clique em “Contribute”. Uma nova janela será aberta com as instruções que estão em inglês. Se você não fala/lê inglês e ainda assim quer contribuir, clique com o botão direito do mouse na página e clique em “traduzir para o português”. A partir daí fica mais fácil.

Sem comentários: