quinta-feira, 19 de março de 2020

E-Livro: Awakening Earth, por Duane Elgin

Awakening Earth by João Soares on Scribd


DESPERTAR DA TERRA: Explorando a co-evolução da cultura e da consciência humanas
Por Duane Elgin, Nova York: Morrow, 1993. (Esgotado, mas disponível na Amazon e em outros lugares)

VISÃO GERAL

Assim como existem estágios relativamente distintos que caracterizam o desenvolvimento de um indivíduo desde a infância até o início da idade adulta, também existem estágios discerníveis no desenvolvimento de nossa espécie à medida que avançamos em direção a uma civilização em escala planetária. Awakening Earth reúne visões da ciência e da espiritualidade, do Oriente e do Ocidente, do prático e do visionário para apresentar uma nova imagem da evolução humana.

Com base em vinte anos de pesquisa, este livro explora a jornada humana desde o despertar inicial dos caçadores-coletores há cerca de 45.000 anos, passando pela era agrária e a revolução industrial, e depois descreve três estágios adicionais de desenvolvimento essenciais para realizar nossa maturidade como uma espécie-civilização global.

Uma civilização mundial desorientada confrontada com recursos cada vez menores, poluição crescente e população explosiva é uma receita para o colapso ecológico e a anarquia social. É imperativo que a família humana comece a fazer mudanças rápidas e profundas na forma como vivemos juntos na Terra. Para conseguir isso, devemos agora nos fazer perguntas fundamentais: Quem somos nós? o que você está fazendo aqui? Para onde vamos como espécie? Awakening Earth fornece um catalisador para essa conversa com sua visão integradora e um mapa inspirador da jornada em direção a um futuro sustentável, compassivo e criativo.

Embora não preveja uma súbita “nova era” de iluminação social, Awakening Earth apresenta a visão promissora de que a humanidade está aproximadamente na metade de sete grandes transformações na cultura e na consciência necessárias para construir uma civilização planetária que possa perdurar no futuro profundo.

AVALIAÇÕES

“Desafiador, pensativo, original, bem documentado e plausivelmente esperançoso. Um dos melhores livros futuros de longo prazo em muitos anos!”
— Future Survey, Volume 15, Número 10, outubro de 1993

“Awakening Earth argumenta que agora estamos coletivamente prontos para uma grande “mudança de espécie”. Se os primeiros estágios do despertar humano envolveram separar-nos da natureza, desenvolver nosso senso de autonomia como espécie e descobrir nossa capacidade de refazer o mundo, os próximos estágios da evolução exigirão nos reintegrarmos à natureza, explorar nossa profunda ligação uns com os outros e com o cosmos e desenvolvendo nossa capacidade de agir em harmonia com o universo. Embora às vezes assustador em sua abrangência, a conquista final do livro é o equilíbrio de visão e raciocínio sóbrio, na tradição de Marshall McLuhan e Buckminster Fuller. Sem negar a tensão e o sofrimento que acompanham a mudança, Elgin transmite uma sensação poderosa do que ele chama de “entusiasmo pela co-evolução consciente da vida na Terra, pois é somente através de nosso despertar individual e ação criativa que a Terra despertará como Nós vamos."
— San Francisco Chronicle, Review, 10 de abril de 1994

“Elgin baseia seu tour de force em uma síntese impressionante de sua leitura nos últimos doze anos e uma experiência espiritual pessoal documentada como um apêndice. Ele é a versão ocidental de Sri Aurobindo, um sábio oriental que criou uma poderosa síntese de Oriente e Ocidente. Por tecer os fios das tradições espirituais, vários pensadores e a nova física, vale a pena ler este livro. Para quem quer, como eu, a grande visão geral, você certamente a encontra aqui.”
–Iniciativas, Boletim do Instituto de Assuntos Culturais, Vol. X, nº 3, verão, 1994

Sem comentários: