sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Palestra - Uma visão honesta do preço, da inovação e de quem apoia a economia



De onde vem a riqueza, quem a cria e o que a destrói? Neste mergulho profundo na economia global, a professora Mariana Mazzucato explica como perdemos de vista o que significa valor e por que precisamos repensar os nossos sistemas financeiros atuais – para que o capitalismo possa ser direcionado para um futuro ousado, inovador e sustentável que funcione para todos nós.

Saber mais: 
Mariana Mazzucato: Rethinking Value Creation – for innovative-led inclusive & sustainable growth

Gravação da Palestra Tore Browaldh 2020 com .

Participantes:

Mariana Mazzucato, Professora de Economia da Inovação e Valor Público na University College London (UCL)

Marie Stenseke, Professora de Geografia Cultural na Escola de Negócios, Economia e Direito da Universidade de Gotemburgo

Maureen Mckelvey, Professora de Inovação e Empreendedorismo na Escola de Negócios, Economia e Direito da Universidade de Gotemburgo

Entusiasmei-me! As duas palestras reforçam a confiança, sem rodriguinhos, que há alternativa dentro do sistema capitalista.
Com fortes mudanças (só com essa possibilidade) que incluem um sistema alargado entre o setor público inovador e um colaborativo setor privado. Com riscos e lucros partilhados. Ah, pois é!
Foi só assim que o homem chegou à Lua.
Em resumo, a ideia é lutar pelas missões atuais e trazer fins públicos e o bem comum, para o centro “de como” se cria valor.
São o cerne: alterações climáticas, sociedades com envelhecimento, oceanos limpos, saúde do solo e alimentação. A multipremiada autora sugere instrumentos racionais (indicadores, % e esquemas) para desfazer os velhos mitos.
É possível sem populismo e o seu acicatado medo, mas sem clamorosas desigualdades e hiperiqueza dos 1 %, transformar o capitalismo nos interesses das pessoas e do planeta.

Sem comentários: