domingo, 3 de julho de 2016

Dia Internacional sem Sacos

Foto- Miguel Lacerda

O Dia Internacional Sem Sacos de Plástico ocorre a 3 de Julho.
O objetivo da data é chamar a atenção para a produção e para o consumo excessivo de sacos plásticos a nível mundial, propondo-se alternativas para resolver este sério problema ambiental.
Sacos plásticos e problemas ambientais

Estima-se que um cidadão na Europa consome cerca de 500 sacos plástico por ano, que acabam no lixo ao fim de meia hora de utilização ou então no meio-ambiente, criando-se vastas ilhas de lixo plástico nos oceanos (80% da poluição marinha). Como os animais confundem o plástico com alimentos, eles acabam por morrer pela ingestão de plástico.

Os sacos de plástico são constituídos por resinas tóxicas oriundas do petróleo e levam cerca de 500 anos a decompor-se. Apesar da gravidade da situação, apenas 2% da população recicla sacos plásticos.

O que fazer com os sacos plásticos?
O Dia Internacional Sem Sacos Plásticos apela à mudança de comportamento de todas as pessoas do mundo relativamente ao uso dos sacos plásticos. Cada um de nós deve fazer um esforço para preservar o meio-ambiente, levando sempre o mesmo saco plástico para as compras, reciclando os sacos plástico ou utilizando sacos de papel.

Veja as diferentes formas de reutilizar sacos plásticos. Se quiser ser mais proactivo pode juntar-se aos eventos do International Plastic Bag Free Day no site oficial da data.

1 comentário:

Carlos Faria disse...

Não sabia da existência de tal dia, eu ando a evitar os sacos de plástico, mas efetivamente a sociedade não favorece este objetivo