quarta-feira, 25 de maio de 2016

Biografia de Mokiti Okada

"Buscar a própria felicidade com o sacrifício alheio é criar infelicidade para si mesmo." - M.Okada

Mokiti Okada nasceu no Japão, no bairro de Hashiba, extremo leste de Tóquio, em 23 de Dezembro de 1882. Faleceu em 10 de Fevereiro de 1955, deixando prontas as bases para a construção de um mundo espiritual e materialmente evoluído, denominado por ele “Paraíso Terrestre”, expressão que significa a concretização do mundo ideal. Um mundo onde o pensamento, as palavras e as ações do ser humano se fundamentam na Verdade da Lei da Natureza, ou seja, no Grande Ordenamento Jurídico Universal, que submete, regula e harmoniza toda a Criação.

Ele realizou estudos sobre diversas áreas do conhecimento humano, como política, medicina, educação, filosofia, economia, entre outras, mas, sobretudo, dedicou-se ao estudo da religião, das artes e da agricultura, apresentando propostas viáveis para um desenvolvimento social integrado. [ler com mais detalhe a postagem "Agricultura Orgânica e Biológica- principais mentores"]

Incentivou a prática do altruísmo e a apreciação do Belo, como formas para a elevação da sensibilidade e a aplicação de um método agrícola sustentável, que preserva o meio ambiente e promove a saúde de produtores e consumidores, oferecendo alimentos puros e saborosos.

Toda a sua filosofia foi estabelecida com base nas Leis da Natureza, alicerçada nos princípios da Verdade, Bem e Belo. Embora tenha sido escrita nas décadas de 30 a 50 do século passado, parece ter sido feita para os dias actuais, pela sua perfeita aplicabilidade na vida quotidiana do homem contemporâneo.

Mokiti Okada faleceu em 1955, deixando para a humanidade três grandes obras como protótipos do mundo ideal nas cidades de Hakone, Atami e Kyoto, Japão, e dois museus de arte (nas cidades de Atami e Hakone), conceituados internacionalmente, e ainda, dos arranjos florais que ele mesmo fazia, nasceu o estilo Ikebana Sanguetsu, divulgado pela Fundação que leva o nome de seu patrono.

Para saber mais:

1 comentário:

Unknown disse...

EDITE DA MOTA CARVALHO: LI TODOS SEUS LIVROS ALICERCE DO PARAÍSO, VÁRIOS VOLUMES, A LUZ DO ORIENTE, FRAGMENTOS DE ENSINAMENTOS DE MEISHU-SAMA, A SAÚDE REVELADA POR DEUS 1º E 2º VOLUME,ETC., FUI CONVIDADA PARA SER PROFESSORA DE IKEBANA E TIVE QUE ESTUDAR TODA SUA FILOSOFIA PARA TRANSMITIR ÁS MINHAS ALUNAS, AJUDEI NA 1ª IGREJA MESSIÂNICA EM LISBOA RUA VIANA DA MOTA, DEPOIS FOI TRANSFERIDA PARA A RUA MIGUEL LOMBARDA JÁ COM O NOME FUNDAÇÃO MOKITI OKADA, TUDO QUE APRENDI E LI,À MAIS DE 36 ANOS É O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO MUNDO E ESCRITO ANTES DE EU TER NASCIDO E AGORA JÁ TENHO 66 ANOS, TUDO FOI REVELADO POR MOKITI OKADA SOBRE O QUE SE ESTÁ A PASSAR NO "" MUNDO "" NOS DIAS DE HOJE.BOM DIA A TODOS E ESTOU MUITO GRATA POR TUDO QUE APRENDI, AJUDOU-ME SEMPRE NA MINHA ELEVAÇÃO ESPIRITUAL E NA SAÚDE , VISTO QUE O ESPÍRITO COMANDA A MATÉRIA, OBRIGADA.