segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

O capitalismo engolirá a democracia — se não nos manifestarmos



Já pensaram porque é que os políticos já não são o que costumavam ser? Porque é que os governos parecem incapazes de resolver os problemas reais? O economista Yanis Varoufakis, antigo ministro das Finanças da Grécia, diz que é porque hoje podemos ser politicos mas não temos poder — porque o poder real pertence hoje aos que controlam a economia. 
Acha que os ultrarricos e as grandes empresas estão a canibalizar esfera política, provocando uma crise financeira. Nesta palestra, oiçam o seu sonho para um mundo em que o capital e o trabalho já não lutam um contra o outro, "um mundo que é simultaneamente libertário, marxista e keynesiano".

Por que você deve ouvir
Yanis Varoufakis se descreve como um "marxista libertário", embora, segundo ele, "não seja algo sobre o qual eu me disponha a falar muito, porque a simples menção de Marx desorienta o público". Ele ensina teoria econômica na Universidade de Atenas, onde desafia as noções dominantes - argumentando que, após o colapso financeiro de 2008, precisamos de uma maneira radicalmente nova de pensar sobre economia, finanças e capitalismo.

Tornou-se amplamente conhecido no primeiro semestre de 2015, quando, como Ministro das Finanças do recém-formado governo grego, foi uma figura líder, franca e muito discutida nas renegociações da dívida da Grécia.

Em maio de 2017, Varoufakis lançou Adults in The Room: My Battle With Europe’s Deep Establishment, um relato pessoal da agenda oculta da Europa e um alerta urgente para renovar a democracia europeia.

Sem comentários: