sexta-feira, 30 de abril de 2004

O Analfabeto Político

Olimpio Araujo Jr. 


“O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia política. Mal sabe ele que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, o assaltante e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, o corrupto, o lacaio das empresas nacionais e multinacionais”. Faço minhas essas sábias palavras do imortal Bertold Brecht, palavras que são verdadeiras em qualquer país, em qualquer época. 
Os analfabetos políticos, induzidos a acreditar que nada na política é integro e que a mesma resume-se a partidos e candidatos disputando importantes cargos públicos as custas de promessas que nunca são cumpridas, evitam tomar conhecimento dos fatos cotidianos de seu município, estado ou país, não participando também das decisões de seu bairro ou de sua cidade. 
A política faz parte da vida de todo cidadão e influi diretamente no cotidiano de todos sejam crianças ou adultos. A política está presente nos sermões do padre ou do pastor e na condição social de cada um. Um voto bem analisado pode ser a diferença entre ter o que comer ou não no dia de amanhã. 
Atualmente a base da maior parte dos discursos político-partidários esta na promessa de assistencialismo, mantendo a dependência eterna do povo, que sem condições de manter-se com seu próprio trabalho depende de esmolas para sobreviver. Continuamos votando em quem promete ajuda, mas nada faz para resolver definitivamente os problemas da nação. É preciso conhecer bem o candidato antes de votar, conhecer seu passado profissional e pessoal, pois seu destino está em seu voto. 
Pobre analfabeto político que não sabe que junto com seu voto ele está entregando seu futuro, praticamente vendendo sua alma. Alguém um dia disse que todo povo tem o governo que merece, vamos transformar essa afirmação em realidade através de um voto consciente, demonstrando que o Brasil merece os melhores governantes possíveis. Votar em branco, anular o voto ou votar em candidatos envolvidos em escândalos é entregar é aceitar a condição em que estamos.

Sem comentários: