![]() |
| Um quarteirão camarário (público) vendido a Mário Ferreira por Eduardo Vitor Rodrigues |
Sobretudo depois da crise financeira de 2008, Porto e Lisboa (e não só), mais do que cidades onde se fazem negócios, passaram a ser elas mesmas um negócio.
O espaço público foi-nos roubado, para esplanadas ou filas de turistas, e há uma crescente importância dos investimentos de fundos imobiliários (isentos de IRC) e de empresas e indivíduos estrangeiros (alguns com vistos dourados ou isenção de IRS) a comprar e alugar casas a preços cada vez maiores. Ao mesmo tempo, o nosso dinheiro (europeu e nacional) ajuda à abertura de hotéis (em nome da criação de emprego!) em vez de casas e o rendimento do alojamento de curta duração (AL), sem as regras da Alemanha e de outros países, leva a uma das maiores intensidades de AirBnB do mundo. Por isso, o valor médio do m2 de construção é hoje cerca de 160% superior ao de 2010, com grande parte dos 60.000 devolutos de 2021 (com IMI ridículo) no Porto e em Lisboa vazios, a valorizar.
O negócio vai bem para quem anda no imobiliário ou o herdou. Mas é de lamentar que quem lidera as cidades e está no governo central se esteja a “esquecer” que há quem tenha um salário mínimo de €920, quando o valor médio de arrendamento de um T2 é de €1380 no Porto e de €1880 em Lisboa (e não é muito menor nos concelhos envolventes), nem dê importância aos que precisam de optar entre comprar remédios, colocar comida na mesa ou deixar de pagar o aluguer de uma casa, ou aos que vivem com os pais há demasiado tempo.
A cidade tem de ser o lugar de todos!

Sem comentários:
Enviar um comentário