sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Noam Chomsky: como o debate sobre alterações climáticas tornou-se uma fraude liberal


Um tema para fechar o ano de 2011: as alterações climáticas de origem humana - é urgente uma refocagem!

Neste vídeo sexto da série "Pico do Petróleo e um Clima em Mudança" do The Nation e On The Productions Terra, filósofo, linguista e ativista político Noam Chomsky fala sobre a Câmara de Comércio, o American Petroleum Institute e outros negócios lobbies com entusiasmo a realização campanhas "para tentar convencer a população que o aquecimento global é uma farsa liberal." De acordo com Chomsky, esta enorme campanha de relações públicas tem conseguido levar uma boa parte da população em dúvida as causas humanas do aquecimento global.

Conhecido por suas críticas à média, Chomsky não é titular de volta neste clip, colocar a culpa na média tradicional, como o New York Times, que será executado nas primeiras páginas com artigos sobre o que os meteorologistas pensam sobre o aquecimento global. "Os meteorologistas são meros leitores de ponto dizendo se vai chover amanhã", diz Chomsky. "O que eles têm a dizer mais do que seu barbeiro?" Tudo isso faz parte da perseguição da média contra a "objetividade" e vendem mentiras com lucros fabulosos.

De particular preocupação para Chomsky é a atmosfera de medo, raiva e hostilidade que reina atualmente na América. O ódio do público dos democratas, os republicanos de negócios, grandes e bancos e desconfiança do público de cientistas todos levam à desconsideração geral para as conclusões do "pointy-headed elitistas". As eleições de 2010 poderia ser interpretado como uma "sentença de morte para a espécie" porque a maioria dos republicanos no Congresso são os negadores do aquecimento global. "Se isso estivesse acontecendo em algum país pequeno", Chomsky conclui, "não importaria muito. Mas quando se está acontecendo no país mais rico, mais poderoso do mundo, é um perigo para a sobrevivência da espécie."

Visite www.TheNation.com para saber mais sobre "Peak Oil e um Clima em Mudança", e ver os outros vídeos da série.

Para saber mais sobre Noam Chomsky:

Articles and videos featuring Noam Chomsky at AnarchismToday

2 comentários:

Kaos disse...

Sei que os tempos não estão para grandes optimismos mas o futuro pode estar nas nossas mãos se soubermos exercer os poucos direitos que ainda nos restam. Aqui deixo o meu desejo de um 2012 tão bom quanto o possível.
Kaos
Wehavekaosinthegarden.blogspot.com

Manuela Araújo disse...

Olá João

Pois, o tema está cada vez mais quente , como as consequências das nossas acções estão cada vez mais visíveis... mas esconder a cabeça na areia sempre é a maneira fácil de fugir... para os humanos, não para as avestruzes!

Concordo com o Kaos, pois apesar de o tempo não estar para optimismos, temos de continuar remando contra a maré.

Espero que 2012 seja um ano positivo, inspirado e com muita paz interior.

Um abraço e um bom ano novo!