Margalef website, by Francesc Peters (some links are broken)
Local /data de nascimento: Barcelona, 16 de Maio 1919 - 23 de Maio 2004
Ecologista naturalista espanhol e pioneiro na introdução aos estudos de ecologia marinha na Espanha e autor de numerosas obras de renome dentro e fora do país pela sua contribuição para o desenvolvimento da disciplina durante o século XX
Comércio abandonou os estudos para se dedicar à ciência natural, mas a eclosão da Guerra Civil, quando ele tinha dezessete anos terminou a sua entrada no ensino superior. Esta circunstância determinou que grande parte da sua formação era auto-didata e realizar trabalhos sobre limnologia sem possuir um diploma universitário (Eles usam um microscópio construído por ele mesmo). Freqüentemente realizado trabalho de campo como um membro de um grupo de espeleólogos e formaram sua própria sociedade científica, a sociedade catalã Estudos Biológicos
Depois da guerra, ele trabalhou para Mutual Insurance Geral, uma ocupação que lhe permitiu ganhar a vida enquanto ainda cultivando sua verdadeira vocação. Finalmente, em 1944, poderia entrar na Universidade de Barcelona, graças a uma bolsa gerido pelo Instituto Botânico de Barcelona, onde trabalhou como uma ordenada em sua juventude. Publicações já bem conhecida em várias revistas científicas, incluindo o Jornal da Sociedade Real Espanhola de História Natural, em 1948 foi convidado para o Congresso Internacional de Limnologia realizado em Zurique e tempo de trabalho na Estação Zoológica de Nápoles.
Em 1949 ele obteve um diploma em Ciências Naturais e dois anos mais tarde, o título de Doutor em Madrid com o grau de cum laude . Em 1956 foi nomeado professor da Universidade de Barcelona, onde, de 1967 a 1986, ele se tornou o primeiro professor de Ecologia na Espanha, também ensinou no Instituto Agronômico Mediterrâneo de Zaragoza ea seção de biologia do Conselho Superior Pesquisas Científicas (CSIC), além de ser professor visitante em várias universidades europeias e americanas e doutor honoris causa em vários deles.
Membro Honorário da Academia de Ciências de Barcelona e sociedades ecológicas dos Estados Unidos e Reino Unido, presidiu o Instituto de Investigação Pesqueira (1965-1967) e foi membro de várias comissões e organismos científicos no âmbito das Nações Unidas. Entre os prêmios destaque a Medalha Príncipe Albert , do Instituto Oceanográfico de Paris (1972), a Nobel AG Hutsmen Bedford Institute of Canada, Narcís Monturiol Medalha da Generalitat de Catalunya (1983), Ramon y Cajal Prêmio do Ministério da Educação e Ciência (1984) eo Prêmio Humboldt (1990)
Autor de dois trabalhos acadêmicos como um tratado geral, suas principais publicações foram The organismos indicadores em limnologia (1955), Comunidades Natural (1962), Perspectivas em Teoria Ecológica (1968), Ecologia (1974), Limnologia (1982), Teoria sistemas ecológicos (1991) e Nossa Biosfera (1997)
Mais ligações:
«Lista completa de publicaciones de R. Margalef» (pdf). Instituto de Ciencias del Mar (CSIC)
- Ramón Margalef, pionero de la Ecología en España. Artículo de Pedro Cáceres. Obituario en elmundo.es, 25 de mayo de 2004.
- Ramón Margalef, el primer ecólogo. Obituario en el Diario El País, 24 de mayo de 2004.
- Ramón Margalef, ecólogo español, premio Huntsman de investigación. Diario El País, 4 de abril de 1980.
- Biografía en la web Premi Ramon Margalef d'ecologia i ciències ambientals
- Fondo Ramon Margalef López. Centro de Recursos para el Aprendizaje y la Investigación (CRAI), Universidad de Barcelona.
Sem comentários:
Enviar um comentário