«Um produto pouco publicitado pode muito provavelmente ser melhor do que outro muito publicitado. A sistemática instigação ao consumo leva a um desgaste de matérias-primas muito para além do indispensável. Sempre que se adquira um produto, deve-se pensar que as matérias-primas não são eternas e que o seu gasto contribui para o seu esgotamento. Prefira os produtos que têm evidentes possibilidades de maior durabilidade.
...
Quando é impelido a comprar, o consumidor deve pensar que, regra geral, esse impulso pode ter sido criado artificialmente, e que não corresponde a uma verdadeira necessidade. Deve tentar encontrar a verdadeira razão que o leva a comprar, não se deixando iludir pelas que aparentemente o justificam.
...
O engodo é quase sempre baseado em motivos de interesse frívolo, únicos que interessam a um sistema que existe para produzir e vender.»
Excertos da obra: CAUTELA, Afonso (1974) A Estratégia das Eco-tácticas: Greve Geral à Sociedade de Consumo. Paço de Arcos: Edições Frente Ecológica.
Extractos do Código de Publicidade
Denuncie a corrupção ao: Serviço de Denúncia (Ministério Público)
Akatu - Consumo Consciente
CCC - Clean Clothes Campaign
DECO
DECO
GoTransparent
Instituto do Consumidor
Open Food Facts
Sem Compras* Anti-Consumo
Billboard Liberation
Consumer Monster
Instituto do Consumidor
Open Food Facts
Sem Compras* Anti-Consumo
Billboard Liberation
Consumer Monster
Dia Sem Compras e Eco Natal
Caçadores de Publicidade
Casseurs de Pub
Brigadas anti-pub
Blog anti-pub
Consome até morrer(es)
Dívida Ecológica
Contra a ideologia do desporto competitivo
Grupo contra o horror desportivo (FR)
Desligue a televisão
Desligue a TV
Kill Your TV/Turn Off TV
Realidade sem a TV(FR)
Os perigos dos telemóveis
Robin des Toits
Tetra Watch
ONG || Sites
Leituras || Artigos
Documentários
Investigadores || Pensadores
Blogues
Consumerismo
Observatório do Rótulo
Prazo de Validade
NOVA ATENÇÃO © COPYRIGHT- Ao partilhar, agradeço atempadamente a indicação do autor e do meu blogue Bioterra. Estes dossiês resultam de um apurado trabalho de pesquisa, selecção de qualidade e organização.
Caçadores de Publicidade
Casseurs de Pub
Brigadas anti-pub
Blog anti-pub
Consome até morrer(es)
Dívida Ecológica
Contra a ideologia do desporto competitivo
Grupo contra o horror desportivo (FR)
Desligue a televisão
Desligue a TV
Kill Your TV/Turn Off TV
Realidade sem a TV(FR)
Os perigos dos telemóveis
Robin des Toits
Tetra Watch
ONG || Sites
Leituras || Artigos
Documentários
A Conspiração Global de Junk Food
Consume Hasta Morir
Consumo de Crianças Desobediência Económica
Sobrevivendo ao Progresso
Stupidity
Supermarket Secrets
Stupidity
Supermarket Secrets
Investigadores || Pensadores
Blogues
Consumerismo
Observatório do Rótulo
Prazo de Validade
NOVA ATENÇÃO © COPYRIGHT- Ao partilhar, agradeço atempadamente a indicação do autor e do meu blogue Bioterra. Estes dossiês resultam de um apurado trabalho de pesquisa, selecção de qualidade e organização.
Sem comentários:
Enviar um comentário