domingo, 26 de novembro de 2023

O impacto da Black Friday não acaba hoje: 50% das compras são devolvidas



Você recebeu dezenas, talvez centenas, de mensagens com ofertas apelativas com prazo de validade para hoje ou amanhã através de suas redes sociais ou e-mail nos últimos dias? A Black Friday – que não é mais um dia, mas uma semana inteira – é uma das épocas do ano em que há mais consumo. Assim, segundo a OCU, oito em cada dez utilizadores da organização comprarão durante a Black Friday , gastando em média 237€.

E sua marca é conhecida. Assim, os descontos populares incentivam o hiperconsumismo e a superprodução, e a procura aumenta entre 30% e 40% nestes dias de ofertas generalizadas. “ O principal problema é a superprodução . Estamos produzindo acima das possibilidades de consumo, destruindo também o planeta, contaminando ecossistemas e águas e gerando emissões , mas ninguém está colocando limites para as empresas produzirem”, afirma Celia Ojeda , chefe da área de biodiversidade do Greenpeace.

Mas durante estas datas não só compramos mais, como também devolvemos mais produtos. Assim, de acordo com o estudo ‘Sustentabilidade no comércio eletrónico atual. O impacto da nossa decisão de compra' , publicado pela EAE Business School, as devoluções durante o período da Black Friday chegam a 50% dos produtos adquiridos, enquanto o número médio de devoluções do comércio online ao longo do ano é de 25%.%, 30% para roupas. Uma prática que tem aumentado nos últimos anos devido à generalização das devoluções gratuitas. Porém, no caso das lojas físicas, as devoluções caem para 6%.

May López , autora do relatório e diretora de Desenvolvimento de Negócios para Mobilidade Sustentável, aponta as táticas de neuromarketing utilizadas no comércio online como uma das principais razões para este aumento nos retornos. “Essas práticas estão fazendo com que as pessoas comprem compulsivamente produtos que não precisam e é justamente por isso que começam a devolver cada vez mais produtos”, afirma. As práticas de neuromarketing incluem o uso de dados para adaptar a publicidade aos nossos padrões de consumo e mostrar-nos esses anúncios “quando estamos mais vulneráveis”, explica López.

Porque embora a Black Friday também tenha ido para as ruas e muitas lojas físicas ofereçam descontos, é uma data em que imperam as compras online , cujo impacto é muito maior . “Mandar 60 camisetas numa caixa não é a mesma coisa que enviar 60 camisetas em 60 caixas individuais com os seus 60 envelopes e embalagens para aquele endereço particular onde a pessoa pode não estar em casa, onde você tem que ir uma e duas vezes entregar e onde também queremos de um dia para outro”, diz López.

Esta tendência reforçou-se especialmente desde o confinamento, quando até os mais reticentes começaram a comprar online. “Como estávamos todos em casa, quem não tinha comprado nada online começou a fazê-lo. E não só cada vez mais pessoas começam a comprar, como também começamos a comprar cada vez mais tipos de produtos”, afirma May López, que também coordena o Comitê Técnico sobre o Impacto do Comércio Eletrônico do Congresso Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

Um dos principais impactos dos pedidos online é o aumento da movimentação de veículos de entrega , o que não só aumenta as emissões, mas também colapsa cidades . Assim, as empresas de entrega têm taxas de falha entre 10% e 15% na primeira tentativa de entrega em domicílio particular, diz o relatório da EAE. Somente endereços errados geram até 70% de falhas nas entregas.

Alguns produtos devolvidos são destruídos
As devoluções, cuja logística é ainda mais ineficiente, aumentam esta tendência, lembra Celia Ojeda. “Com as devoluções, a eficiência da organização logística diminui. Muitas vezes o problema não são tanto as emissões, porque muitas empresas agora possuem veículos sustentáveis, como o congestionamento dentro da cidade e a ocupação de veículos em um local que poderia ser para pessoas”, afirma Ojeda.

Além disso, as devoluções de compras online têm sido relacionadas em vários países, como a Alemanha e o Reino Unido, à destruição da mercadoria devolvida, mesmo que esteja em bom estado , uma vez que reintegra-la no circuito de vendas é mais dispendiosa do que descartá-la. Algo que em Espanha também não está suficientemente regulamentado, salienta Ojeda, uma vez que a Lei dos Resíduos e Solos Contaminados proíbe a eliminação dos excedentes, mas nada diz sobre as devoluções. “A lei não diz claramente que quando uma empresa envia um produto para um cliente e este cliente o devolve, a gestão do produto cabe inteiramente a essa empresa. “Não vale a pena se livrar desse produto.”

A dificuldade de gerir picos de procura também aumenta os retornos. “ As pessoas são contratadas de forma precária, com contratos muito temporários ”, explica López. “O que pode ser feito de forma eficiente com uma equipa preparada e treinada está sendo feito de forma ineficiente, porque é preciso contratar pessoas que não estão preparadas e isso gera mais erros. Mais erros significam mais devoluções e mais viagens na cidade.

Mas às vezes as devoluções são planeadas pelos consumidores desde o momento da compra. Assim, difundiram-se práticas como o guarda-roupa , pela qual uma peça de roupa é devolvida depois de usada, ou a compra de vários tamanhos ou várias cores para escolher o que mais gosta para devolver os restantes produtos.

Para reduzir este impacto, López apela a que pensemos antes de comprar e estejamos conscientes da nossa vulnerabilidade. “Devemos assumir que não o fazemos por má-fé, mas porque estamos sujeitos a campanhas muito agressivas . Teríamos que sancionar as empresas que violam as nossas mentes com suas estratégias”, diz ele. “Quando sei que preciso disso, tenho que ver quais opções tenho para gerar valor com minha decisão de compra”, continua ele.

Ojeda também reflete sobre o consumismo e indica que os impactos do comércio online e físico não são comparáveis . “Acho que como consumidores demos um passo no sentido de consumir online , mas ainda temos uma certa perceção de loja. Porque na maioria das gerações a percepção ainda é a da loja onde vou devolver a calça, me dá outra, mas não joga fora a que devolvi. E muitas vezes isso não acontece online ”, conclui.

Sem comentários: