Como agora vivo numa região com casario, observo muito os jardins que os meus vizinhos têm. Hoje vi a rosa de natal ou Helleborus, sp.
Os Helleborus são soberbos arbustos perenes, fáceis de tratar e extremamente resistentes.
Apesar destas caraterísticas, que agradam a qualquer amante de plantas, é a sua época de floração em pleno inverno, que faz com que sejam obrigatórios em qualquer jardim.
Os Helleborus surpreendem-nos com uma riqueza de flores, no momento em que a natureza parece estar a dormir e o jardim está triste e sem cor. A maior parte das variedades começam a florir em novembro, suportando o frio e a neve.
Outras florescem no fim do inverno e continuam a sua floração até à primavera. Após a floração, os Helleborus funcionam como uma ótima planta de cobertura, desde o fim da primavera até ao outono.
Propriedades medicinais
Helleborus é usado no tratamento adjuvante de vários tipos de cancro, bem como de doenças inflamatórias crónicas. A planta contém propriedades de combate ao cancro como resultado da indução específica de apoptose através da via intrínseca do sinal mitocondrial. Também pode ser usado como suporte para ansiedade, demência, depressão e doença de Parkinson. No entanto, é importante lembrar que o uso desta planta deve ser feito com orientação médica, já que em grandes quantidades ela pode ser tóxica.
Alguns cuidados
A planta inteira, da flor às raízes, é tóxica e não comestível. Suas raízes são a parte mais perigosa e são potencialmente fatais se consumidas em grandes quantidades. A seiva da planta pode causar eczema e outras irritações se a pele entrar em contato com ela.
O heléboro é também tóxico para cães, gatos e cavalos.
Sem comentários:
Enviar um comentário