terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Documentário: Living in the Future's Past (Um Convite ao Futuro, 2018)


O filme apresenta Bridges e vários cientistas e intelectuais discutindo como a biologia, a física, a economia e a política contribuíram para as crises em curso, como as alterações climáticas e o esgotamento de recursos. 

Em que tipo de futuro queremos viver? Jeff Bridges apresenta este tour de force 4K lindamente fotografado do pensamento original sobre quem somos e os desafios da vida que enfrentamos. Este filme transforma nossa maneira de pensar e fornece insights originais sobre nossas motivações subconscientes, as consequências não intencionais e como nossa natureza fundamental influencia nosso futuro como humanidade.

Os seres humanos são apenas uma das inúmeras espécies na Terra, todas que tiveram que se adaptar ao longo do tempo para sobreviver às mudanças nas condições. A diferença entre os humanos e todas as outras espécies é que os humanos aprenderam a controlar seu ambiente em conjunto com essa adaptação para sobreviver além de atender às necessidades básicas. Grande parte dessa necessidade de maior controle e conforto é motivada cultural e socialmente e pode ser alcançada por meio da superprodução de bens além do nível de subsistência. Ser capaz de alcançá-lo se resume à questão básica de energia. No entanto, esta situação teve a consequência não intencional de afetar negativamente o ambiente holístico em que vivem os humanos e todas as outras espécies da Terra. 

Embora as espécies existentes tenham sido capazes de se adaptar para sobreviver, essa mudança impulsionada pelo homem é diferente de tudo o que já experimentou e a velocidade da mudança pode afetar se as espécies forem capazes de se adaptar sem um caminho diferente. A maioria concordando que o caminho atual é aquele que a maioria não quer ver para nossos filhos e seus filhos e assim por diante, a questão então se torna o que os humanos podem fazer individualmente, socialmente e globalmente para o futuro que queremos ver para as gerações futuras.


O filme apresenta entrevistas com Bruce Hood, Wesley Clark, Daniel Goleman, Bob Inglis, Oren Lyons, Leonard Mlodinow, Timothy Morton, Mark Plotkin, Ian Robertson, Piers Sellers e outros.

Sem comentários: