quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Dia Internacional Contra o Fascismo e o Antissemitismo


O Dia Internacional Contra o Fascismo e o Antissemitismo é comemorado anualmente a 9 de novembro. A data alude à noite de 1938, que ficou conhecida como a ‘Noite de Cristal’ e como o início de um dos episódios mais sombrios da história da humanidade: o Holocausto.

De 9 para 10 de novembro de 1938 incendiaram-se centenas de sinagogas, profanaram-se cemitérios judaicos, destruíram-se e saquearam-se mais de 7.500 lojas, mataram-se centenas de pessoas e foram deportados entre 30 a 35 mil judeus.

O pretexto para estas ações foi o assassinato do secretário da embaixada alemã em Paris, Ernst vom Rath, cometido por um jovem judeu polaco, Herschel Grynszpan,  a 7 de novembro.

A partir daquela noite, todas as tentativas de disfarçar a real intenção do Governo nazi não importavam mais. Deu-se início ao Holocausto, com o aprisionamento em massa dos judeus e envio para os campos de concentração. Era o fim da fase de antissemitismo velado e o início da era de ódio e genocídio, agora clara para o resto do mundo, que resultou no extermínio de dois terços da população judaica na Europa.

O dia foi criado pelo Parlamento Europeu, tendo em vista a luta contra o racismo e a xenofobia na União Europeia. Dizer não ao fascismo e ao antissemitismo é o objetivo da data.

A doutrina fascista e antissemitista dos nazis seria responsável por mais de 6 milhões de mortes. A data é recordada anualmente não só pelo alemães, mas também pela Europa e um pouco por todo o mundo.

Curiosamente o dia 9 de novembro marca também a queda do muro de Berlim, em 1989.

Sites e ONG

Sem comentários: