quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Alisher Usmanov, um dos homens mais ricos do mundo, é suspeito de movimentações financeiras ilícitas


A Polícia da Alemanha esteve nesta terça-feira, 8, nos escritórios do banco suíço UBS Group, em Frankfurt e Munique, numa investigação de lavagem de dinheiro que tem como alvo o bilionário Alisher Usmanov, nascido no Uzbequistão.

“O objeto da investigação é a suspeita inicial de lavagem de dinheiro contra um empresário da Federação Russa. As investigações não visam o banco em questão ou seus funcionários”, informou a promotoria de Frankfurt.

As buscas fazem parte de uma investigação sobre o uso de empresas com sede no exterior para disfarçar fluxos financeiros ilícitos. Há meses, Usmanov está na mira de uma força-tarefa especial criada pelo governo alemão para investigar a legalidade dos ativos de oligarcas russos no país.

O banco suíço UBS não comentou as buscas realizadas nos escritórios da instituição.

Alisher Usmanov

Usmanov, 69 anos, é um dos homens mais ricos do mundo, com uma fortuna estimada em mais de US$ 19,5 biliões, obtida por meio de um império empresarial com participações em algumas das maiores empresas de mineração, indústria e telecomunicações da Rússia.

Além de ser o proprietário do maior superiate já construído, o Dilbar de US$ 600 milhões, seus ativos incluem participações nos clubes de futebol Arsenal e Everton, da liga inglesa. Ele foi um dos principais acionistas da Apple, do Facebook e do Twitter.

Depois que a Rússia invadiu a Ucrânia, em fevereiro, o bilionário foi um dos primeiros empresários russos a ser atingido por sanções ocidentais, devido aos laços estreitos com o Kremlin. A União Europeia o descreve como “um dos oligarcas favoritos de Vladimir Putin”.

Introducing a project to track down and catalogue the vast wealth held outside Russia by oligarchs and key figures close to Russian President Vladimir Putin.

Sem comentários: