quarta-feira, 19 de outubro de 2022

A Banda Desenhada está de regresso à Amadora

De 20 a 30 de Outubro, o maior Festival de Banda Desenhada em Portugal está de regresso à cidade da Amadora. A edição deste ano do Amadora BD inclui 13 exposições e terá, como uma das grandes atracções, a presença da dupla Régis Loisel e Jean-Louis Tripp, autores da série Armazém Central (editada em Portugal pela Arte de Autor). Destaque ainda para a exposição comemorativa dos 60 anos do Homem-Aranha, que traz a Portugal um dos mais prestigiados ilustradores da Marvel: Bob McLeod. Toda a programação poderá ser encontrada no site oficial.

Amadora BD, Deus Me Livro

60 Anos do Homem-Aranha

A exposição que cobre as 6 décadas de história do herói, destaca os principais autores que trabalharam o personagem e os momentos mais marcantes da vida de uma das figuras de banda-desenhada mais emblemáticas de sempre. Com uma atenção especial ao trabalho desenvolvido em Portugal com o Homem-Aranha, serão destacadas as várias editoras e as séries de televisão que por cá foram passando. A exposição traz a Portugal um dos mais prestigiados ilustradores da Marvel: Bob McLeod.

Balada para Sophie, de Filipe Melo e Juan Cavia

A obra de Filipe Melo e Juan Cavia – premiada em 2021 nos Prémios de Banda Desenhada da Amadora (PBDA) como a Melhor Obra de Banda Desenhada de Autor Português – Balada para Sophie, conquista um lugar de destaque no Amadora BD 2022. A obra conta-nos a história de Julien Dubois, um pianista em fim de vida, que amargurado e atormentado por um sucesso que não pretendia, acede a contar a história da sua vida a uma inesperada jornalista que aparece na sua mansão. Mas sob uma condição: o artigo não deve ser sobre ele. A história que tem para contar é a de François Samson, o invisível filho do responsável da limpeza do teatro, que encontrou, em 1993, num concurso local. Nessa noite, um deles venceu. Filipe Melo e Juan Cavia já confirmaram a sua presença no Amadora BD 2022.

4 Quartos (e são nossos!)

Entre Lyon e a Amadora, esta exposição junta quatro autoras em torno da visibilidade feminina, dos
direitos das mulheres, das muitas questões que cruzam estas e outras lutas. Em 1928, Virginia Woolf demandou para as mulheres “um quarto que seja seu”. Joana Mosi, Patrícia Guimarães, Elléa Bird e Blanche Sabbah reclamam esse quarto simbólico e de lá contam as suas histórias. As quatro autoras estarão presentes no Amadora BD 2022, acompanhando a exposição patente no Núcleo Central.

Os Portugueses, de Olivier Afonso & Chico

Aos dezoito anos, Mário fugiu de Portugal na mala de um carro velho. Deixado pelo contrabandista condutor na fronteira franco-espanhola, conhece Nel, jovem compatriota com quem vai descobrir a vida aventureira dos emigrantes num bairro de lata nos arredores de Paris: trabalhos nas obras, noites regadas a vinho verde, conversas, esquemas… Uma história de amizade singular que reflecte o destino de milhares de Portugueses que, nos anos 70, fugiram da ditadura de Salazar e tentaram, cada um à sua maneira, reconstruir as suas vidas. A acompanhar a sua exposição, Olivier Afonso & Chico marcam também presença no Amadora BD 2022.

Armazém Central, de Régis Loisel, Jean-Louis Tripp

A série Armazém Central (editora belga Casterman) é escrita e desenhada por Régis Loisel e Jean-Louis Tripp, ambos a marcar presença no Amadora BD 2022. A acção desta obra decorre numa aldeia rural perdida na imensidão do Quebeque, nos anos 20 do século XX, e relata a vida (aparentemente simples e banal) dos habitantes da pequena paróquia de Notre-Dame-des-Lacs. Aos protagonistas, Marie (dona da única loja – o Armazém Central – num raio de muitos quilómetros) e Serge (forasteiro que chega à aldeia e revoluciona o modo de estar e de pensar de muitos dos seus habitantes, reavivando em Marie sentimentos que ela pensava há muito perdidos) junta-se uma rica galeria de personagens que, ao longo de nove volumes, levam os leitores a pensarem no sentido e simplicidade da vida, desejando o regresso às coisas mais autênticas.


OUTRAS PRESENÇAS INTERNACIONAIS

Entre as presenças internacionais confirmadas no Amadora BD 2022, destaque ainda para Marcelo Quintanilha (que visita Portugal depois de ter ganho o principal prémio do Festival de Angoulême, com a obra exposta em 2021 no Amadora BD Escuta, Formosa Márcia) e Rodolfo Oliveira (autor brasileiro que acompanha a sua exposição que estará patente no Núcleo Central, O Infeliz Pacto de George Walden).

ACTIVIDADES PARALELAS

Para além das exposições que podem ser visitadas presencialmente nas 3 zonas de realização do Festival – Sky Skate Amadora Park, Galeria Municipal Artur Bual e Bedeteca da Amadora –, o Amadora BD 2022 integra ainda inúmeras actividades paralelas (apresentações, lançamentos e workshops relacionados com a temática da banda desenhada) e uma nova área dedicada ao universo do gaming, em parceria com a empresa MagicShot.

PRÉMIOS

A concurso estão 23 obras, distribuídas por 5 categorias: Melhor Obra Estrangeira de BD Editada em Portugal; Prémio Revelação; Melhor Fanzine/Publicação Independente; Melhor Obra de Banda Desenhada de Autor Português e Melhor Edição Portuguesa de BD.

Os vencedores serão conhecidos no próximo dia 23 de Outubro, pelas 18h00, durante a habitual Cerimónia de Entrega dos Prémios de Banda Desenhada da Amadora, que este ano se realiza no Núcleo Central do Amadora BD: Ski Skate Amadora Park.

A Melhor Obra de Banda Desenhada de Autor Português é distinguida, mais uma vez, com um prémio pecuniário no valor de € 5.000.

NOMEADOS_MELHOR OBRA ESTRANGEIRA DE BD EDITADA EM PORTUGAL

Título: Pele de Homem
Autores: Hubert e Zanzim
Edição: A Seita

Título: Churubusco
Autor: Andrea Ferraris
Edição: Escorpião Azul

Título: O Relatório de Brodeck
Autor: Manu Larcenet
Edição: Ala dos Livros

Título: Eu, Mentiroso
Autores: A. Altarriba e Keko
Edição: Ala dos Livros

Título: A Fera: Uma História Verdadeira do Marsupilami
Autores: Zidrou e Frank Pé
Edição: A Seita

NOMEADOS_PRÉMIO REVELAÇÃO

Título: Os Besteiros de Serpa
Autor: Luís Guerreiro
Edição: Município de Serpa

Título: O CROCODILO, ou o Extraordinário Acontecimento Irrelevante
Autores: Francisco Valle e Rui Neto
Edição: LoboMau Produções

Título: O Reino de Alvarinho
Autor: Márcio da Rocha
Edição: Zero a Oito – Edição e Conteúdos, Lda.

NOMEADOS_MELHOR FANZINE OU PUBLICAÇÃO INDEPENDENTE

Título: A Little Girl
Autor: André Caetano

Título: Le Scorpion et la Grenouille” / “O Escorpião e o Sapo
Autor: Francisco Daniel Teixeira Dias

Título: Ditirambos: Fauna
Autores: Joana Afonso, Ricardo Baptista, André Caetano, Nuno Filipe Cancelinha, Diogo Carvalho, Raquel Costa, Francisco Ferreira, Sofia Neto, Sónia Mota e Carla Rodrigues

Título: Histórias à Sombra do Montado
Autores: Ana Margarida de Carvalho, Ana Bárbara Pedrosa, Afonso Cruz, Luís Afonso, Joana Afonso, João Maio Pinto, Marta Teives e Nuno Saraiva

Título: Daqui à Escola são 2.000 Passos
Autor: Ana Conceição

NOMEADOS_MELHOR OBRA DE BANDA DESENHADA DE AUTOR PORTUGUÊS

Título: Pardalita
Autor: Joana Estrela
Edição: Planeta Tangerina

Título: Estes Dias
Autor: Bernardo Majer
Edição: Polvo

Título: CoBrA – Operação Goa
Autores: Marco Calhorda e Daniel Maia
Edição: Ala dos Livros

Título: O Caderno da Tangerina (edição integral)
Autor: Rita Alfaiate
Edição: Escorpião Azul

Título: UMBRA Nº3
Autores: Filipe Abranches, David Soares, Simon Roy, Pedro Moura, Ricardo Baptista e Bárbara Lopes
Edição: Umbra

NOMEADOS_MELHOR EDIÇÃO PORTUGUESA DE BD

Título: Umbigo do Mundo vol. 1: Alma Mãe
Autores: Penim Loureiro e Carlos Silva
Edição: A Seita e Comic Heart

Título: Tu És a Mulher da Minha Vida, Ela a Mulher dos Meus Sonhos
Autores: Pedro Brito e João Fazenda
Edição: A Seita e Comic Heart

Título: Mercenário #3 – As Provas
Autor: V. Segrelles
Edição: da Ala dos Livros

Título: Blacksad #1 – Algures entre as sombras
Autores: Diaz Canales e Guarnido
Edição Ala dos Livros

Título: Juventude
Autor: Marco Mendes
Edição: A Seita e Turbina Associação Cultural

AMADORA DB 2022
20 a 30 Outubro 2022
Horário: de 2ª a 5ª das 10h00 às 20h00 | 6ª, sábado, domingo e feriado das 10h00 às 21h00

Sem comentários: