sexta-feira, 15 de julho de 2022

Cash Investigation - Agriculture où sont passés les milliards de l'Europe ? (história de uma fraude)


A PAC, você já deve ter ouvido falar. A Política Agrícola Comum é o segundo maior orçamento da Europa, com 55 mil milhões de euros desembolsados ​​todos os anos. E, sobretudo, a França é o primeiro país a se beneficiar dele, com 9 bilhões de euros por ano.

Mas, curiosamente, esse dinheiro nem sempre vai para os agricultores. Na França, alguns agricultores não recebem nada, quando grandes grupos embolsam vários milhões de euros em subsídios por ano.

Desde 2015, parte dos subsídios da PAC deve ser usada para preservar a biodiversidade e combater a poluição agrícola. Isso é chamado de “pagamento verde”. A Cash Investigation revela a você que essa revolução verde custou bilhões de euros, mas que esses objetivos ecológicos estão longe de serem alcançados.

A jornalista Véronique Blanc também investigou histórias de fraude na ajuda da CAP na Córsega. Dinheiro público que teria sido desviado e que, apesar dos alertas da Europa, nunca foi reembolsado. Esses casos de fraude levaram a equipe de investigação da Cash e Élise Lucet a um último caminho. A de um bilionário que, à frente de uma multinacional, aproveitou o dinheiro dos contribuintes monopolizando terras e subsídios europeus.

Sem comentários: