quarta-feira, 11 de maio de 2022

Sepp Holzer - living in harmony with nature


Como podemos viver em harmonia com a natureza? Como podemos co-criar abundância, diversidade e saúde? Para mim, ninguém respondeu a essas perguntas de forma mais definitiva e conclusiva do que Sepp Holzer com o trabalho de sua vida.

Sepp criou um paraíso na encosta da montanha na parte mais fria da Áustria, numa terra que se pensava ser útil apenas para a monocultura de coníferas, pastagem de animais e um pouco de grãos. Inúmeras vezes ao longo do caminho encontrou resistência das autoridades locais. Ele foi multado por plantar árvores frutíferas, multado por criar terraços, multado por reter água em suas terras.

No entanto, após uma vida inteira de comunicação com a natureza, ele sabia em seu coração que o que estava fazendo era certo. Ele sabia que estava seguindo as verdadeiras leis da paisagem, as leis da natureza e não as leis do homem. Por meio de tremenda coragem civil, tenacidade e toda a família ajudando a cada passo ao longo do caminho, ele persistiu.

Quanto à sua visão para a sua própria paisagem? Tornou-se a quinta mais notável que já experimentei. Uma enorme variedade de culturas cresce todos os anos com muito menos trabalho e esforço do que as abordagens mais convencionais. Eles são capazes de seguir as estações e os anos, usando essa diversidade a seu favor. Se for uma estação excepcionalmente quente ou fria, húmida ou seca, algumas coisas não vão bem, mas outras terão uma safra abundante. Há ampla produtividade ao longo do ano e entre anos pela diversidade natural.

72 lagoas e corpos d'água interconectados estão espalhados pelos 45 hectares, proporcionando água e vida em abundância. Essa produtividade não beneficia apenas os seus sistemas agrícolas, mas também seus semelhantes dentro de seu ecossistema. Há muito para a vida selvagem e insetos também, proporcionando um eco-oásis no que de outra forma seria um deserto de monocultura de pinheiros.

Este foi o primeiro projeto de Sepp, o Krameterhof. Tornou-se um lugar tão conhecido que algumas pessoas o chamam de jardim do Éden na Terra. Sepp também implementou essa visão em projetos ao redor do mundo. Por toda a Europa, Américas (Norte e Sul), Ásia e África, Sepp ajudou a orientar as pessoas através de projetos em suas próprias paisagens.

Sem comentários: