sexta-feira, 26 de novembro de 2021

O que é biorremediação e como a técnica pode ajudar a descontaminar solos e águas de forma natural


São diversos os tipos de resíduos que podem ser utilizados pela técnica de biorremediação para solos e corpos d’água contaminados: esterco de animais, resíduos de feira, lodos de tratamento e água e esgoto, resíduo orgânico doméstico… e a lista segue. “Nós temos algumas técnicas de biorremediação: tanto estimular os microorganismos que já estão no meio como adicionar microorganismos no ambiente contaminado”, explica Camila Guimarães, bacharel em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo e mestre em Ciência Ambiental pelo Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo.

Foi assim que nasceu o projeto que utiliza esterco de aves poedeiras (destinadas à produção de ovos) na remediação de solos contaminados por hidrocarbonetos de petróleo em que Camila está trabalhando. “Os postos de combustíveis representam 70% do total das áreas contaminadas identificadas no Estado de São Paulo. Além disso, os hidrocarbonetos de petróleo podem ser também encontrados em áreas contaminadas por atividades industriais. Em conjunto, as atividades industriais e de postos de serviço representam 90% das áreas contaminadas cadastradas pela Cetesb em São Paulo”, explica. O manejo dos dejetos nestes setores é uma parte importante dentro do processo produtivo, podendo se transformar em um passivo ambiental do empreendimento, caso negligenciado.

O esterco de aves é bastante usado como adubo para produções agrícolas, mas a sua aplicação no processo de remediação de áreas contaminadas é ainda pouco explorada no Brasil. Está sendo avaliada a aplicação do esterco no processo de biorremediação de solos contaminados – nele, os microrganismos são responsáveis por transformar os poluentes em compostos não tóxicos, por meio de processos biológicos de degradação. No caso da adição de esterco ao solo, este pode atuar como fonte de nutrientes para os microrganismos do solo contaminado e, ainda, como provedor de novos microrganismos para favorecer o processo de degradação no meio.

No projeto, estão sendo desenvolvidos testes de bancada em modelo híbrido de landfarming e biopilhas, para avaliar os efeitos da adição de esterco em diferentes proporções ao solo contaminado, sendo acompanhada a evolução de parâmetros químicos, físico-químicos e microbiológicos ao longo do tempo, para determinar parâmetros de eficiência do processo.

Nós conversamos com a Camila e ela nos explicou o que é biorremediação e como é o cenário atual de pesquisas no Brasil e exterior. Assista ao vídeo abaixo!


Referências:
AMBIENTE BRASIL. Biorremediação
ANDRADE, J. A.; AUGUSTO, F.; JARDIM, I. C. S. F. Biorremediação de solos contaminados por petróleo e seus derivados. Eclética Química, v. 35, n. 3, p. 17-43, 2010 . Disponível em: from . Acesso em: 19 mar. 2019.
DOBLE, M.; KUMAR, A. Biotreatment of Industrial Effluents. Elsevier Butterworth–Heinemann, 2005.
EVANS, G. M.; FURLONG, J. C. Environmental Biotechnology. England: John Wiley & Sons Ltd, 2003.

Sem comentários: