sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Documentário: A Teia - O Segundo Império Britânico


No fim do império, os interesses financeiros da City de Londres criaram uma teia de jurisdições sigilosas que capturaram riqueza de todo o mundo e escondeu-a numa teia de ilhas "off-shore". Hoje, meteda da riqueza "off-shore" mundial está escondida em jurisdições Britânicas e a Grã-Bretanha e as suas dependências são os maiores intervenientes no mundo das finanças globais.

Quem se interessa em pesquisar as relações entre direito e economia no mundo contemporâneo certamente considerará proveitoso assistir ao documentário The Spider’s Web: Britain’s Second Empire (A Teia da Aranha: O Segundo Império Britânico), lançado em 2017. 

O documentário faz uma exposição do crescimento da influência da City of London (o distrito financeiro de Londres) após o declínio do império britânico e suas relações coloniais. Há uma ênfase no surgimento de jurisdições opacas (secrecy jurisdictions) que se desenvolveram em várias partes do mundo, em especial após a Crise do Canal de Suez, em 1956. A partir daí, segundo o filme indica, uma “teia” de relações financeiras pouco “visíveis” e geridas com ajuda da City espalhou-se pelo mundo. O documentário mostra, também, que a City tem sua própria jurisdição especial, em separado do direito inglês mais geral (common law of the land) e também seus próprios rituais institucionais.

Dada a importância das relações entre a economia real com a economia monetária, que são cruciais para a efetividade dos direitos subjetivos (incluindo os direitos humanos e fundamentais), e considerando ainda que tais relações adquirem um formato institucional conspícuo por meio de contratos e relações intercontratuais, conforme reconhece a Análise Jurídica da Política Económica (AJPE) (ver aqui), o conteúdo do documentário referido será de especial interesse para o(a)s pesquisadore(a)s do GDES.

A Teia foi substancialmente inspirada do livro de Nicholas Shaxson, Ilhas do Tesouro, que pode ler um extrato aqui

Para aqueles interessados em aprender acerca da justiça fiscal e sigilio financeiro, leiam acerca da campanha da Rede de Justiça Fiscal e blogs habituais - tornem-se parte do movimento da mudança e escutem o programa mensal Taxcast de podcast/radio da Rede de Justiça Fiscal.

Sem comentários: