domingo, 1 de julho de 2018

Esta é a nova bandeira para as praias

Texto e Fonte de Imagem: DN, 28.06.18


As praias nacionais ganharam mais uma bandeira. Agora além da verde, amarela e vermelha, há a listada com as cores amarelo e vermelho: indica onde é seguro tomar banho

Esta época balnear há uma nova indicação a ter em conta quando for à praia: ver onde estão duas bandeiras listadas de cor amarela e vermelho. Será entre essas bandeiras a zona segura para ir água. Os nadadores salvadores colocam essa indicação em zonas onde não há, por exemplo, agueiros. E podem mudar a localização durante o dia de acordo com as marés, por exemplo.

A indicação faz parte do edital de praia - onde estão explicadas as regras de segurança, o significado das bandeiras, as coimas em que incorre quem não respeitar as indicações dos nadadores salvadores, os dispositivos de segurança existentes - e significa "zona recomendável para os banhistas entrarem na água".

Ao DN, fonte oficial da Autoridade Marítima Nacional explicou que com esta indicação os banhistas ficam a conhecer "as zonas mais seguras para tomar banho" e que são "sugeridas pelos nadadores salvadores".

1 comentário:

Carlos Faria disse...

Associar agora amarelo e vermelho a cores de maior segurança, é de facto uma aberração contranatura, mas deve ser fruto da onda de revolucionar conceitos para eliminar o preconceito.
Qualquer dia inconscientemente poderemos associar o semáforo vermelho para avançar e as cores vivas de certos animais como sinal de sou inofensiva e não tóxico.
Quanto ao princípio das novas bandeiras nada contra.