O arquiteto paisagista e engenheiro silvicultor Fernando Santos Pessoa vai ser homenageado no próximo sábado, 25, em Faro, em sessão que inclui também o lançamento do seu último livro, «Intervir na Paisagem».
A homenagem, denominada «Toda a Paisagem é Cultural», decorre no auditório verde do campus de Gambelas da Universidade do Algarve (UAlg), às 11:30 horas, seguindo-se um almoço-convívio, no restaurante O Bandeira, em Montenegro.
“Projetista, planeador, professor, escritor, divulgador, biógrafo, representante de relevantes cargos públicos, fundador da APAP, criador do curso da Universidade do Algarve, todos lhe reconhecemos os vários méritos profissionais e as enormes qualidades pessoais”, assinala, sobre o homenageado, a Associação Portuguesa de Arquitectos Paisagistas (APAP), que organiza a iniciativa em parceria com a UAlg.
António Branco, reitor da UAlg, e Jorge Cancela, presidente da APAP, estarão presentes no evento.
O livro «Intervir na Paisagem», editado pela Argumentum, contém 33 textos escritos em períodos diferentes e organizados em cinco áreas temáticas: ecologia e ambiente; paisagem e arquitetura paisagista; ambiente e qualidade de vida; cultura e ambiente; e política.
“O autor partilha a sua sabedoria, adquirida numa vasta atividade profissional, propondo argumentos que convidam a sociedade civil a desenvolver a sua consciência cívica e a vontade de participação de todos vós”, frisa a editora.
“A construção das paisagens é tão antiga quanto o homem neolítico e a criação dos jardins terá antecedido a própria agricultura”, refere Fernando Santos Pessoa na introdução da obra.

Sem comentários:
Enviar um comentário