domingo, 23 de dezembro de 2012

The Jesus and Mary Chain - Nine million rainy days - Live Detroit 1987


Nine million rainy days
Have swept across my eyes thinking of you
And this room becomes a shrine thinking of you
And the way you are sends the shivers to my head
You're gonna fall, you're gonna fall down dead

As far as I can tell
I'm being dragged from here to hell
All my time in hell is spent with you

I have ached for you
I have nothing left to give for you to take
I have no more empty heart or limbs to break
And the way you are sends the shivers to my head
You're gonna fall, you're gonna fall down dead

As far as I can see
There is nothing left of me
All my time in hell was spent with you

Shoot, shoot

I'm gonna die

You're gonna fall


A Dor e a Desolação em 'Nine Million Rainy Days'
A música 'Nine Million Rainy Days' da banda The Jesus And Mary Chain é uma poderosa expressão de dor, desolação e desespero. A letra começa com a imagem de 'nove milhões de dias chuvosos' que varreram os olhos do narrador, uma metáfora para o sofrimento prolongado e incessante que ele sente ao pensar em alguém. A sala se torna um santuário, um lugar de adoração e dor, onde a presença dessa pessoa é tão intensa que provoca calafrios na cabeça do narrador. A repetição da frase 'you're gonna fall, you're gonna fall down dead' sugere uma premonição ou um desejo sombrio de que essa pessoa também sofra ou encontre um fim trágico.

O segundo verso aprofunda ainda mais o sentimento de desespero. O narrador sente que está sendo arrastado para o inferno, e todo o seu tempo nesse lugar de tormento é passado com essa pessoa. A dor física e emocional é palpável, com o narrador afirmando que não tem mais nada a oferecer, nem mesmo um coração vazio ou membros para serem quebrados. A repetição da sensação de calafrios na cabeça reforça a intensidade do sofrimento. A frase 'you're gonna fall, you're gonna fall down dead' é repetida, enfatizando a inevitabilidade de um fim trágico.

A música culmina em uma repetição quase maníaca de 'shoot, shoot' e 'I'm gonna die', que pode ser interpretada como um grito de desespero final. A repetição de 'you're gonna fall' no final da música sugere uma obsessão com a queda e a destruição, tanto do narrador quanto da pessoa que ele está pensando. A música, com sua melodia sombria e letras intensas, captura a essência do sofrimento humano e a sensação de estar preso em um ciclo interminável de dor e desespero.

Sem comentários: