quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Sustainable Communities Bill - exemplo da Grã-Bretanha



A Grã-Bretanha tem sido desde há muito uma nação de comerciantes. Mas as suas aldeias, vilas e cidades estão em risco de se tornar cidades fantasma. Serviços locais - lojas -esquina, bancos, correios e cafés - estão a desaparecer rapidamente. Entre 1995 e 2000, perderam um acumulado 30.000 serviços de economia local - e essa tendência parece destinada a continuar.

Para experimentar e trabalhar contra a emergência da cidade fantasma na Grã-Bretanha, a New Economics Foundation (NEF) catalisou a criação da campanha Local Works - a campanha para a aprovação da Lei das Comunidades Sustentáveis . O Projecto de Lei, aprovado e transformado em Lei em 2oo7, tem como objectivo dar o poder às comunidades locais para determinar a sua própria agenda para o ambiente, política, sociedade e sustentabilidade económica.
Agora apelidado de
Sustainable Communities Act, ele vai dar às autoridades locais a liberdade de pôr em prática estratégias radicais de sustentabilidade e o governo central terá a obrigação de as prever, se é isso que querem as comunidades locais.


Para saber mais
Campanha Sustainable Communities
One Hundred Months
Green New Deal Group (conhece aqui o primeiro relatório-pdf)
Climate Space


Sem comentários: