quinta-feira, 7 de dezembro de 2006

Estou Vivo e Escrevo Sol, 1966 *



*Título de uma Obra do poeta magnífico António Ramos Rosa, que escreveu no ano em que nasci!!! E 4o anos depois....

UM RUMO SOLido: UM OBJECTIVO SOLar : SEMPRE O SOL, 2006

A Nível Local (Matosinhos,Porto e Grande Porto)
1.Campanha 50 espaços verdes em perigo – 50 espaços verdes a preservar
Queremos localizar 50 espaços verdes que, encontrando-se em risco, merecem ser preservados. Esta lista fundamental será amplamente divulgada para que as autarquias tomem as medidas necessárias àquele efeito. Esperamos que ao longo da campanha seja possível criar uma rede de pessoas e colectividades que funcionem como interlocutores nos diversos locais e que possam construir um projecto local de manutenção, valorização e sensibilização quanto à importância dos espaços propostos (retirado do texto da Campanha Campo Aberto)

2.Blogue Avenida dos Aliados
Vimos manifestar o nosso desacordo pelo modo como está a ser imposta à cidade do Porto, sem consulta pública, uma transformação radical do conjunto Avenida dos Aliados e Praça da Liberdade, e exprimir o nosso desgosto pela perda patrimonial e descaracterização da cidade que o projecto determina. (retirado do Manifesto, 2005)
3.O Movimento Quinta da Conceição - Privatização Não! já tem uma petição online/em linha e está ainda a organizar um abaixo-assinado contra a concessão deste espaço a uma entidade privada.(obrigado Ricardo Coelho)

A Nível Nacional

Número especial do IDRHA (Instituto de Desenvolvimento Rural e Hidráulica) dedicado às energias renováveis e à eficiência energética (PDF)

A Nível da Lusofonia
1.O Projeto Grael, idealizado em 1996 pelos velejadores medalhistas olímpicos e campeões mundiais, Lars Grael, Torben Grael e Marcelo Ferreira, como retribuição ao esporte que os projetou mundialmente, baseou-se no princípio de que a vela garante caminhos de socialização a partir da educação e formação profissional.Inclui também actividades de Educação Ambiental

2.Cooperar em português
Vale a pena conhecer o projecto Cooperar em Português. O objectivo é ambicioso, mas não impossível - deixar uma porta aberta sobre o mundo que fala em português. (obrigada Vitor pela referência)

A Nível Ibero-Americano

Otro Mundo es Possible Blog muito bom onde destaco o excelente artigo em que os autores disponibilizam os links dos documentários excelentes (com algumas deficiências técnicas) que passaram na TVE sobre a a globalização; imperdíveis também os documentários sobre os donos do mundo e a estratégia de Simbad

A Nível da Europa
1. Urban Sprawl in Europe - The ignored challenge – novo relatório da EEA (European Environment Agency) de 24 Novembro de 2006 (7.10 Mb, 60 pág, Pdf)

2.A Rede de Cidadania Activa começou em Dezembro de 2002 como sendo a plataforma europeia e internacional da organização italiana de cidadania activa (Cittadinanzattiva).A Rede de Cidadania Activa promove a construção de uma Cidadania Europeia através de redes abertas e flexíveis e da cooperação entre as organizações nacionais e locais de cidadãos dos países da Nova Europa, bem como a promoção de projectos e actividades cujo intuito passe por fortalecer o papel dos cidadãos nas políticas públicas.

A Nível Mundial

1.Associação Internacional de Investigadores em Educação Ambiental recentemente criada.Com imensa informação, livros e artigos disponíveis e actualizados.

2. Está a decorrer o I Fórum Espiritual Mundial valorizando a diversidade para a construção de uma solidariedade planetária

3.Reduza os efeitos de estufa e das alterações climáticas a partir do uso mais racional do seu PC. Eis um pequeno software bastante educativo. Clique no banner.Junte-se a nós!

Estrelas e com uma imensa Lu(z)cidez

1.Fotografias de Jim Brandenburg (obrigado pela indicação, Elogio da Sombra )

2.Tudo sobre Brecht

2.1.
Aos que vão nascer
Que tempos são esses,
em que falar de árvores é quase um crime
pois implica silenciar sobre tantas
barbaridades?

2.2.
Privatizaram sua vida, seu trabalho, sua hora de amar e seu direito de pensar. É da empresa privada o seu passo em frente, seu pão e seu salário. E agora não contentes querem privatizar o conhecimento, a sabedoria, o pensamento, que só à humanidade pertence.

2.3.
Primeiro levaram os negros
Mas não me importei com isso
Eu não era negro
Em seguida levaram alguns operários
Mas não me importei com isso
Eu também não era operário
Depois prenderam os miseráveis
Mas não me importei com isso
Porque eu não sou miserável
Depois agarraram uns desempregados
Mas como tenho meu emprego
Também não me importei
Agora estão me levando
Mas já é tarde.
Como eu não me importei com ninguém
Ninguém se importa comigo.

Sem comentários: