domingo, 13 de fevereiro de 2005

Sustentabilidade ou Desenvolvimento Sustentável?

O desenvolvimento sustentável começa a ser contestado e há autores com posições muito críticas e entendem que no estrago geral que o Homem está a fazer na Biosfera deve primeiro pensar na Sustentabilidade e depois em desenvolvimento. Para abrir o debate junto anexo um texto de Francisco Milanez professor, ecologista, biólogo e arquitecto.
Membro do Consórcio Internacional de Publicações Académicas Alternativas (ICAAP) INTER-FORUM
Abordagens feitas no artigo: O Início da Questão; O que aconteceu depois da Estocolmo 72 ;A visão tradicional de Desenvolvimento; O Modelo de Desenvolvimento em Pauta ; Mentiras que Atraem; Desenvolvimento Sustentado e Sustentabilidade; Sustentabilidade e Planeamento do Desenvolvimento
O Desenvolvimento Ecologicamente Sustentado ; A Co-dependência da Vida
A Educação como Base para a Participação

A parte mais interessante é esta que eu transcrevo:

A Codependência da Vida
Muitos são os conceitos novos que estão envolvidos nessa nova proposta. Dentre eles está o da interdependência da vida, ou seja que todos os seres vivos são interdependentes e por isto precisamos cuidar dos ecossistemas porque são nossa própria vida. Não há possibilidade de saúde se não houver a saúde ambiental, que é igualmente necessária para todos os seres, já que eles evoluíram sob as mesmas condições ambientais. Estamos atávica e irremediavelmente ligados uns aos outros. Isto é um conceito revolucionário que a cada dia comprovamos mais. A saúde, a meu ver, torna-se uma coisa única. Não faz diferença de que parte do corpo falamos, se ela está doente o corpo inteiro está. Isto nos traz um novo tipo de postura que coincide com a sabedoria de muitas visões religiosas de diferentes culturas, épocas e locais. A visão de que existe um ser que está em todas as coisas e que dá unidade a elas e que gera a necessidade de respeitar ao meio como a si mesmo é a noção que tento introduzir, de saúde interdependente. Não há como ser saudável (equilibrado) comendo seres vivos que não são saudáveis (equilibrados). Sim, porque a saúde, a energia vital, o equilíbrio circulam em todas as cadeias alimentares do Planeta e todos nós recebemos e cedemos nossas vidas para alimentar alguém neste maravilhoso e complexo ciclo da vida. A mesma atmosfera que serviu de suporte ao crescimento das plantas que comemos serviu de suporte para o nosso desenvolvimento por milhares de anos. Temos portanto as mesmas necessidades que elas e o mesmo ocorre em relação a água, ao solo. Os mesmos impactos ambientais que afetam nossa saúde afetam a vida como um todo no Planeta embora de forma diferente. Temos portanto uma irremediável codependência.


Espero que se abra um debate entre os bloguistas! Pois já tenho recebido muitas opiniões por mail, como podem verificar em postagens anteriores.

Sem comentários: