quinta-feira, 16 de dezembro de 2004

Grupo Gaia alerta para um Natal verdadeiramente ecológico!


Mais um excelente contributo do GAIA – Grupo de Acção e Intervenção Ambiental, que me orgulho ser amigo de alguns activistas e que os conheci há cerca de ano e meio, num encontro sobre Ambiente no Parque da Cidade, Porto. É constituído por jovens muito simpáticos, muito proactivos e criativos.
Este ano particularmente o balanço foi extremamente positivo:
1. palestras em Escolas
2. intervenção mais activa em fóruns e encontros sobre urbanismo e ecologia socioambiental
3. estágios em ecoaldeias

***********************************************************************************
Na nossa sociedade, o Natal adquire contornos de uma verdadeira fúria consumista onde os valores que a ele presidem se encontram já distantes do seu significado original.

A gravidade da situação, para além da deturpação de uma festa originalmente filiada nos valores da partilha, fraternidade e amor, reside no facto de que esse consumo possui aos mais diversos níveis –
nomeadamente ecológico e social – repercussões extremamente nefastas, onde se pode referir como mero exemplo, entre muitos outros, as toneladas de resíduos inutilmente produzidos ou a exploração de milhares de crianças em países pobres que fabricam os brinquedos dos nossos filhos. Particular destaque adquire ainda o desaparecimento de inúmeras espécies selvagens dos seus habitats naturais devido a um crescente e criminoso tráfico de espécies animais.

Na realidade, o actual padrão e nível de consumo dos países desenvolvidos, levado a um extremo de inconsciência no período natalício, têm-se reflectido no Ambiente com consequências preocupantes:
alterações climáticas, perda de biodiversidade, extinção de espécies, poluição da água e do ar, entre outros. Embora estes problemas sejam globais, não se pode deixar de referir que é nos países subdesenvolvidos que estes têm maior impacto, países cujas populações pouco ou nada beneficiam com a exploração dos seus recursos e que estão na sua grande maioria confinados a um nível de pobreza extremo.

_______________________________________________
GAIA - Grupo de Acção e Intervenção Ambiental
Faculdade de Ciências e Tecnologia
2829-516 Caparica
tel./fax: (+351) 212949650
e-mail: _gaia@gaia.org.pt _
Gaia

Sem comentários: