1. Nos últimos 20 anos, a quantidade de oxigénio na atmosfera da Terra tem diminuído. Embora a queda possa parecer pequena agora, não temos a certeza de como esta tendência poderá evoluir no futuro.
2. A investigação sugere que este declínio no oxigénio pode acelerar ao longo do tempo.
3. Se esta tendência continuar, os humanos poderão sobreviver na atmosfera atual por mais cerca de 3.600 anos.
4. A redução do oxigénio é apenas uma das muitas mudanças ambientais. Também estamos a ver mais dióxido de carbono no ar, aumento das temperaturas, padrões climáticos imprevisíveis e degelo das calotas polares. Todas estas mudanças estão interligadas e podem ter consequências graves para o nosso futuro.
5. As alterações na nossa atmosfera, incluindo a diminuição dos níveis de oxigénio, são sinais de que precisamos de estar mais conscientes das nossas ações.
Segundo o estudo, conclui que se nada fizermos, o futuro dos humanos na Terra poderá estar em risco.
3 comentários:
E qual é a causa da redução da percentagem de O2 na atmosfera?
Há uma correlação entre o aquecimento global relacionado com os combustíveis fósseis e o esgotamento do oxigénio dos oceanos. Os oceanos produzem c. de 70% do oxigénio. Se a biomassa e biodiversidade de fitoplâncton for afectada devido ao aquecimento global, ocorre a desoxigenação. Existe a preocupação de que o aquecimento global descontrolado possa levar a uma perda catastrófica desta fonte vital de oxigénio atmosférico através da inibição da fotossíntese.
Um abraço
OK... sobre o oxigénio no post de hoje lá levantei cenários colocando-me amoralmente fora da visão antrópica em que vivemos.
Enviar um comentário