segunda-feira, 22 de maio de 2023

John Haines


O domínio físico do campo tinha em mim a sua contrapartida. Os caminhos que percorria conduziam para o exterior, para as montanhas e os pântanos, mas também conduziam ao interior. E a partir do estudo das coisas que eu piso, e a partir da leitura e do raciocínio, surgiu um tipo de exploração, eu próprio e a terra. A certa altura, na minha mente os dois tornaram-se um só. Seguir o caminho e não olhar para trás. A pé, em direcção às montanhas, uma marca elevada, uma pistas de pegadas revelariam para onde eu tinha ido. Que o resto da humanidade me encontrasse, se o conseguisse.

Biografia: 

Entrevista:

2 comentários:

Manuel M Pinto disse...

DIA INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE
"Neste dia, comemora-se a adoção, a 22 de maio de 1992, do Nairobi Final Act of the Conference for the Adoption of the Agreed Text of the Convention on Biological Diversity.
Inicialmente, o dia da Biodiversidade comemorava-se a 29 de dezembro, data da entrada em vigor da Convenção sobre a Diversidade Biológica. Todavia, em dezembro de 2000, a Assembleia-Geral das Nações Unidas escolheu o dia 22 de maio como Dia da Diversidade Biológica, para comemorar a adoção do texto da Convenção."

João Soares disse...

Boa noite. Palavras muito bonitas. O problema é que continua o desmatamento das florestas tropicais, a sobrepesca nos oceanos, políticas que enfatizam o automóvel, em detrimento de uma mobilidade suave insistimos em crescimento económico, quando devíamos já estar a fazer a naturalização dos habitats, a descarbonização das nossas indústrias, redução dos plásticos e criação de alternativa a plásticos biodegradáveis, uso de papel reciclado e um mundo agrícola sem pesticidas nem transgénicos.
Um abraço