"Somos os Extintores de Pneus. Tornaremos impossível possuir um SUV nas áreas urbanas do mundo. Para clima, saúde, segurança pública". É assim que se apresenta em uma rede social um grupo de ativistas ambientais que está dando o que falar no Reino Unido, e quem sabe em breve, no mundo.
O controverso grupo fornece instruções sobre como esvaziar pneus de Sport Utility Vehicles, mais conhecidos como SUVs, e atua desde julho de 2021, quando colocou no ar seu website e abriu uma conta no Twitter. Os primeiros relatos de ações surgiram há pouco tempo, no início de março, mas vem escalonando desde então. Apenas na semana passada, ativistas esvaziaram pneus em Londres, Brighton e Hove e Manchester. Segundo o The Guardian, o grupo também está recebendo mensagens de ativistas de Itália, França e Alemanha pedindo que o folheto explicativo fosse traduzido para seus idiomas.
Segundo os ativistas, a resposta do público foi muito mais acolhedora do que eles esperavam. “Estamos recebendo muitos e-mails de motoristas de SUVs em partes do país onde ninguém realmente nos disse que está fazendo alguma ação, então provavelmente há muita coisa acontecendo que não sabemos. É claro que isso faz parte da força da ação. Nem mesmo aqueles de nós que estão no centro disso sabem o número de pessoas envolvidas, ou mesmo quem são”, afirma o Tyre Extinguishers.
SUVs produzem 25% mais CO2 do que carros comuns e foram desenhados para trafegar em terrenos difíceis, mas grande parte circula nas cidades.
Os carros foram apelidados pelo grupo de “tratores de Chelsea” — bairro nobre de Londres onde são muito vendidos — , uma vez que, embora os veículos sejam originalmente destinados para uso em terrenos difíceis, se tornaram onipresentes em áreas urbanas abastadas. Um estudo recente descobriu que 75% dos 360 mil SUVs vendidos em 2019 no Reino Unido foram comprados por pessoas que vivem em vilas e cidades.
Carros do tipo SUV foram o segundo maior contribuinte para o aumento das emissões globais de gases de efeito estufa entre 2010 e 2018. A cada ano, os SUVs libertam 700 megatoneladas de CO2, o que corresponde aproximadamente a quantidade de emissões do Reino Unido e da Holanda juntos. Se todos os motoristas de SUV se unissem para formar seu próprio país, ele seria o sétimo maior emissor do mundo.
Sem comentários:
Enviar um comentário