quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Indústria de combustíveis fósseis fora da política!


Petição

Os preços da energia estão disparando e as pessoas estão lutando e querendo aquecer suas casas. No entanto, o lobby dos combustíveis fósseis está investindo milhões para sabotar as políticas que poderiam nos ajudar a lidar com esta crise. Precisamos que os governos cortem os laços com essas megacorporações:
  1. Revogar o acesso destas empresas às instituições europeias, a começar pela retirada imediata dos cartões de acesso aos seus representantes.
  2. Aplicando um regime de conflito de interesses para políticas climáticas e energéticas, como as restrições às políticas de saúde que foram impostas à indústria do tabaco.
  3. Criar na Europa um grupo consultivo para a justiça social e ambiental com diferentes ONGs, grupos de pobreza energética e sindicatos.
Porque é importante?

Há uma invasão sem precedentes do lobby dos combustíveis fósseis em Bruxelas. [1] Ele trabalha noite e dia para impedir qualquer acordo político que substitua o gás e o carvão por energia renovável.

E ainda por cima, esta indústria poluidora está a angariar alguns lucros indecentes enquanto muitas famílias têm de escolher entre aquecer a casa ou pôr um prato de comida na mesa. [2]

A boa notícia é que não está escrito em lugar nenhum que eles devam ter acesso aos nossos cargos políticos. O lobby do petróleo russo teve esses privilégios de acesso revogados [3] e podemos fazer o mesmo com a indústria de combustíveis fósseis que causa tantos danos ao público e ao planeta.

Mas não há tempo a perder. Estas megacorporações querem interromper os planos destinados a ajudar as pessoas comuns a sobreviver neste inverno , como limitar as contas de eletricidade e gás ou aumentar os impostos sobre os lucros inesperados. [4] Precisamos que a classe política europeia rompa seus laços com os combustíveis fósseis sujos agora.

Nas últimas décadas, estes lobbies poderosos investiram milhões para impedir que a Europa faça a transição do gás para as energias renováveis. A indústria de combustíveis fósseis emprega as mesmas táticas das empresas de tabaco: patrocinar eventos políticos de postura ecológica e apresentar pesquisas duvidosas que subestimam os perigos da alteração climática. [5]

Agora pressionam para que a conta do gás não baixe e quem paga as consequências são as famílias europeias. Temos que responsabilizar as empresas de petróleo e gás e impedi-las de esfregar os ombros com a classe política.

Peça aos nossos dirigentes políticos que cortem os laços com o lobby dos combustíveis fósseis, começando pela retirada imediata dos cartões de acesso de seus representantes.

Referências:
  1. Desde fevereiro de 2022, houve mais de 100 reuniões entre representantes de empresas de petróleo e gás e membros da Comissão Europeia (ou seja, uma a cada dois dias):  [Em inglês]
  2. As empresas de combustíveis fósseis também superaram quase todas as delegações nacionais na COP27 em 2022
  3. Euronews
  4. EU Observer [Em inglês]
  5. Corporate Europe [Em inglês]
  6. Climatica
Estas são as nossas exigência [em inglês].

Sem comentários: