domingo, 29 de janeiro de 2023

Como uma investigação internacional descobriu milhões dos Emirados para Nicolas Sarkozy

Ex-político recebeu como conselheiro de um fundo do Luxemburgo, mas dinheiro terá vindo do Médio Oriente. Em 2018, o ex-Presidente francês defendeu autocratas como Putin, Xi, o príncipe Bin Salman e o presidente dos Emirados.


A 10 de agosto de 2018 Nicolas Sarkozy recebeu numa conta bancária pessoal, no banco Edmond de Rothschild, duas transferências, no total de €3,15 milhões. Vinham de empresas do Luxemburgo geridas pelo fundo de investimento Peninsula Capital. Segundo uma carta “estritamente confiden­cial” dos advogados do Peninsula ao banco, Sarkozy aconselhou o fundo sobre investimento na empresa ferroviá­ria italiana NTV, tendo recebido parte dos lucros auferidos.

Problema: testemunhos e documentos obtidos pelo jornal digital “Mediapart” e os seus parceiros da rede EIC (incluin­do o Expresso) põem este relato em dúvida. A investigação indica que os milhões terão sido pagos por uma empresa financiada sobretudo pelos Emirados Árabes Unidos (EAU), país do Golfo Pérsico que é tão rico quanto autoritário.

Sem comentários: