quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Dia Mundial das Reservas da Biosfera

História
Com o objetivo de enaltecer a natureza, a biodiversidade, a cultura e as tradições das comunidades das Reservas da Biosfera, a UNESCO instituiu em 2021 o Dia Internacional das Reservas da Biosfera, que se celebra anualmente no dia 3 de novembro.

A escolha da data foi feita pela Conferência Geral e a decisão insere-se nas comemorações do 50º aniversário do programa intergovernamental Man and the Biosphere.

As celebrações deste dia mostram a contribuição das reservas da biosfera para o desenvolvimento sustentável e serão organizadas todos os anos pela UNESCO em colaboração com todas as regiões da Rede Mundial de Reservas da Biosfera.

A cada ano que passa, fica mais clara a urgência de enfrentar as questões ambientais. As reservas da biosfera mostram que é possível estabelecer uma relação sustentável e harmoniosa com a natureza.

O Dia Internacional das Reservas da Biosfera é um convite para nos inspirar nas soluções já implementadas e se construir um desenvolvimento genuinamente sustentável em todos os lugares, com total respeito pela natureza.

O que são Reservas da Biosfera?
As Reservas da Biosfera são áreas de ecossistemas terrestres e costeiros que conciliam a conservação da biodiversidade com o seu uso sustentável.

São estabelecidas pelos respetivos Estados e são reconhecidas pela UNESCO Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura através do Programa MaB – “O Homem e a Biosfera”.

As Reservas da Biosfera têm três funções que se consolidam e complementam mutuamente:
  1. Contribuir com a conservação de paisagens, ecossistemas, espécies e biodiversidade;
  2. Impulsionar o desenvolvimento económico de forma social, cultural e ecologicamente sustentável.
  3. Apoiar logisticamente projetos de pesquisa, educação, capacitação, monitorização e intercâmbio de informações relativas à temática de desenvolvimento e de conservação do património natural, seja no âmbito local, nacional e/ou global.

Num tempo em que debatemos com crescente preocupação a delapidação acelerada de recursos e a transgressão de fronteiras planetárias, é vital redescobrirmos a nossa ligação com a natureza e empenharmo-nos na construção de uma sociedade sustentável. Para tal, é imperativo desenvolver soluções baseadas na natureza, preservar a integridade dos recursos hídricos e das condições climáticas, e salvaguardar os ecossistemas terrestres e marinhos. É nossa responsabilidade coletiva proteger o mundo natural e assegurar o futuro; as Reservas da Biosfera da Unesco constituem um contributo singular e admirável para uma trajetória de desenvolvimento e prosperidade respeitadora dos equilíbrios planetários.  

Atualmente existem 748 reservas da biosfera em 134 países, incluindo 23 locais transfronteiriços. Ao todo, esses locais protegem cerca de 5% da superfície da Terra. Conheça a lista completa aqui

Em Portugal existem 12 Reservas da Biosfera, correspondendo a cerca de 12% do território nacional.  

Sem comentários: