O Dia Internacional da Geodiversidade foi instituído em 2021 pela UNESCO, a organização das Nações Unidas dedicada à educação, ciência e cultura. Comemora-se, hoje, pela primeira vez em todo o mundo e tem como objetivo principal alertar a sociedade para o papel que a geodiversidade desempenha para assegurar o bem-estar e prosperidade dos seres humanos e as condições necessárias para a preservação da biodiversidade.
O que é geodiversidade? Atualmente, conhecemos cerca de 5.000 minerais diferentes, um número com tendência para aumentar com o avanço da investigação científica feita pelos geólogos. Uma caracterização completa dos minerais permite saber como eles se formaram e se podem ser usados em nosso benefício, permitindo o desenvolvimento de produtos necessários à nossa sociedade.
Em média, um solo é constituído por minerais que resultam da meteorização das rochas subjacentes (50%), poros que podem estar preenchidos por água e/ou ar (45%) e matéria orgânica (5%). Os solos são excelentes exemplos da interligação entre geodiversidade e biodiversidade e desempenham um papel fundamental para garantir a nossa alimentação.
Muitos processos geológicos não são percetíveis pelos seres humanos, por serem muito lentos ou por decorrerem em ambientes inacessíveis. Porém, alguns processos podem ser presenciados e investigados diretamente pelos geólogos.
Para saber mais:
Sem comentários:
Enviar um comentário