sexta-feira, 16 de abril de 2021

Dia Internacional da Geodiversidade reconhecido por unanimidade

A UNESCO anunciou hoje que se confirmou a proposta portuguesa que apadrinhou a campanha internacional do mundo científico para o reconhecimento formal desta data.



O Dia Internacional da Geodiversidade foi aprovado hoje na 211.ª sessão do conselho executivo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que decorre em Paris e por video-conferência, em respeito das regras sanitárias.

A introdução deste dia nos calendários internacionais passa a assinalar-se a 6 de outubro.

«A UNESCO sempre foi muito conhecida pela protecção do património cultural e a ideia do património natural, ligado à geodiversidade, está a ganhar muita força», afirmou esta sexta-feira à Lusa o embaixador de Portugal, António Sampaio da Nóvoa.

A iniciativa que brotou do meio científico, tem tido liderança de José Brilha, professor da Universidade do Minho, e juntou várias organizações internacionais e 82 organizações ambientais de 40 países diferentes.

«É raro – porque devia ser mais habitual – que haja uma proposta que venha de fora da UNESCO. 99% das coisas são propostas por delegações ou comissões e não estamos suficientemente atentos ao que se passa fora», explicou o embaixador.

A celebração desta data, segundo António Sampaio da Nóvoa, vem no seguimento de outras iniciativas da UNESCO como o programa dos geo-parques, onde Portugal conta com cinco localizações, e as reservas da biosfera, que no País são já 11, e constitui uma homenagem pessoal ao professor Galopim de Carvalho.

Some of EFG’s actions in relation to this initiative
“From the soils we grow crops in, to the natural resources our society is built upon; from geology’s regulation of our environment, to the outdoor landscapes people visit for recreation – geodiversity underpins it all.” (Source: Geodiversity Day)

Why do we need an International Geodiversity Day?


Why Geodiversity is important tou us?

Visit Geoparks

Sem comentários: