domingo, 30 de outubro de 2022

Denúncia - Ecoparolices, eucaliptal e dinheiro público esbanjado


𝐃𝐞𝐢𝐱𝐞𝐦-𝐦𝐞 𝐟𝐮𝐠𝐢𝐫 𝐝𝐞𝐬𝐭𝐚 𝐅𝐔𝐆𝐀𝐒!
Sou há muito assinante do PÚBLICO e tenho por hábito lê-lo logo que é publicado, normalmente pouco depois da meia-noite; as notícias e artigos de opinião que trás são importantes para a formação da minha própria opinião.

No entanto, nunca abro o suplemento FUGAS pela falta de qualidade habitual dos seus conteúdos, pelo favoritismo de muitos, e pelo desinteresse geral da publicação.

Mas ontem chamou-me a atenção a capa, pela caricata fotografia que reproduzida que, comecei por pensar, não era realidade, mas sim uma fotomontagem, uma brincadeira de um qualquer gozão. 

Mas, infelizmente, não era: era mesmo a”.. “𝘊𝘰𝘳𝘰𝘢" 𝘮𝘶𝘭𝘵𝘪𝘤𝘰𝘭𝘰𝘳 𝘲𝘶𝘦 𝘦𝘯𝘷𝘰𝘭𝘷𝘦 𝘶𝘮𝘢 𝘱𝘰𝘯𝘵𝘦 𝘥𝘦 𝘱𝘦𝘥𝘳𝘢...” em Proença-a-Nova; e logo fiz um comentário no Facebook.

Hoje, perante a foto integral ainda fiquei mais escandalizado: como é possível fazer-se isto, e como é possível o PÚBLICO promover isto, mesmo sabendo que “𝘈 𝘍𝘶𝘨𝘢𝘴 𝘷𝘪𝘢𝘫𝘰𝘶 𝘢 𝘤𝘰𝘯𝘷𝘪𝘵𝘦 𝘥𝘰 𝘔𝘶𝘯𝘪𝘤í𝘱𝘪𝘰 𝘥𝘦 𝘗𝘳𝘰𝘦𝘯ç𝘢-𝘢-𝘕𝘰𝘷𝘢” (o tal favoritismo de que acima falo)!

É urgente a Direção Geral do Património Cultural ordenar a demolição deste atentado, mesmo não estando numa ponte classificada como monumento, porque se estivesse classificada o seu fautor teria como prémio uma “... pena de prisão até cinco anos ou [com] pena de multa até 600 dias”, nos termos do art.º 213 do Código Penal.

Mas não foi só esta foto que me escandalizou neste artigo da FUGAS, que naturalmente depois li, contra os meus hábitos: “𝐒ã𝐨 𝐦𝐨𝐧𝐭𝐞𝐬 𝐪𝐮𝐞 𝐬𝐞 𝐬𝐮𝐜𝐞𝐝𝐞𝐦 𝐚 𝐦𝐨𝐧𝐭𝐞𝐬, 𝐬𝐞𝐦𝐩𝐫𝐞 𝐟𝐨𝐫𝐫𝐚𝐝𝐨𝐬 𝐝𝐞 𝐟𝐥𝐨𝐫𝐞𝐬𝐭𝐚”. Onde, em Proença-a-Nova não há um hectare de floresta, apenas matas industriais de eucaliptos que, como escreve a FUGAS, e aqui está bem, “...𝙨𝙚 𝙧𝙚𝙜𝙚𝙣𝙚𝙧𝙖 𝙖𝙤 𝙧𝙞𝙩𝙢𝙤 𝙙𝙤𝙨 𝙞𝙣𝙘ê𝙣𝙙𝙞𝙤𝙨...”

𝐃𝐞𝐢𝐱𝐞𝐦-𝐦𝐞 𝐟𝐮𝐠𝐢𝐫 𝐝𝐞𝐬𝐭𝐚 𝐅𝐔𝐆𝐀𝐒!
19/10/2022
Nuno Gomes Oliveira

Sem comentários: